Conheça o Flip mais popular entre os bartenders da linha clássica.
O Porto Flip é um dos coquetéis classificados como digestivo e foi o primeiro registro de Jerry Thomas no seu livro de The Bartender’s Guide: How to Mix Drinks; The Bon Vivant’s Companion. Foi também a primeira receita do Porto Flip que recomendava o uso de ovos como um dos ingredientes. A distinção entre flip e eggnog foi incluída no American Bar Guide posteriormente.
O Porto flip é um coquetel feito à base de conhaque que geralmente se consome após uma refeição. A bebida é tipicamente preparada com conhaque, Porto Tawny e uma gema de ovo.
O Porto Tawny são vinhos tintos, feitos das mesmas uvas que os Ruby, mas que apenas envelhecem dois a três anos nos balseiros, passando depois para as pipas de 550 litros. Estas permitem um mais elevado contato do vinho com a madeira e daí com o ar.
Assim os Tawny respiram mais, oxidando e envelhecendo rapidamente. Devido à elevada oxidação os Tawny perdem a cor inicial dos vinhos tintos, ganhando tons mais claros como o âmbar e sabores de frutos secos como as nozes ou as amêndoas. Com a idade os Tawny ganham ainda mais complexidade aromática, enriquecendo os aromas de frutos secos e adquirindo aromas de madeira, tostado, café, chocolate, mel etc.
O Porto Flip algumas vezes é chamado “Coffee Cocktail” (coquetel de café), não por causa dos ingredientes, mas por causa de sua aparência. É considerado um coquetel clássico que pode ser datado por volta do século XIX.
Flip é conhecido como “Bebida de marinheiro” e o Porto Flip foi originalmente preparado pela mistura de rum, cerveja e açúcar sendo aquecida com uma barra de ferro quente para caramelizar e que impregnou o coquetel com espuma. Com o passa do tempo, um recipiente de estanho ou cobre (Ale Warmer) conhecido como aquecedor de cerveja substituiu a barra de ferro.
Este drink se tornou um clássico da coquetelaria mundial listado e categorizado como Inesquecíveis pela IBA (International Bartenders Association).
(Clique aqui e conheça a lista dos coquetéis que todo bartender deve conhecer).
Variações da receita do Porto Flip
· Receita do Padeiro – Inclui creme, conhaque, Chartreuse e açúcar, além dos ingredientes habituais.
·Receita do Thomas- Não inclui conhaque e usa o ovo inteiro no lugar da gema.
·Versão Doce – Duas colheres de sopa de açúcar de cana são adicionadas para adoçar o coquetel.
·Porto Chocolate – Inclui Yellow Izarra e uma colher de sopa de leite com chocolate frio.
·Prairie Oyster – Sherry é usado em vez de conhaque junto com molho inglês e ketchup. É consumido direto sem agitar os ingredientes.
Confira a receita oficial (IBA) a seguir
Ingredientes:
- 45 ml de vinho do Porto;
- 15 ml de conhaque; (Aprenda a diferença entre Brandy e Conhaque)
- 10 ml de gema de ovo;
- Noz moscada;
Modo de preparo:
- Bata vigorosamente todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e verta coando duplamente para uma taça estilo martini previamente gelada;
- Finalize polvilhando a noz moscada.