Conheça o Mint Julep

Conheça o Mint Julep

Um coquetel que já foi receitado como remédio por médicos.

O Mint Julep é o drink oficial do tradicional Kentucky Derby, a corrida de cavalos que acontece no primeiro sábado de maio desde 1938 no Kentucky, EUA. Após ser adotado como bebida oficial da corrida, chega a vender 120.000 unidades por ano. Em 2015 foram usados 5.040 litros de Bourbon para produzir 127.341 Mint Juleps. Você precisa concordar que são números impressionantes para um coquetel. Nesse artigo você vai conhecer a sua história e como prepará-lo.

A história do Mint Julep como todo bom clássico tem sua origem incerta. Acredita-se que o coquetel pode ter nascido na Pérsia e viajou para a Europa. Muitos creem que foi para a França mais especificamente onde pétalas de rosas foram substituídas por hortelã nativo. A bebida pode ter atravessado o atlântico onde o conhaque foi substituído por brandy de pêssego e em seguida, substituído por whiskey.

A palavra Julep deriva do Persa, gulab ou julab, uma mistura de água de violeta/rosas e açúcar. No século XVII o destilado base do drink variava. Podia ser conhaque, rum ou gin. Era considerado remédio, então era bem comum que os juleps fossem prescritos para pacientes doentes. O tempo passou e a bebida que se tornou a favorita dos americanos foi o bourbon, então o Mint Julep passou a ser produzido somente com esse tipo de whiskey.

O julep já foi uma bebida tão comum quanto café para ajudar as pessoas a aguentarem um dia difícil. Em 1800 o julep virou um coquetel aristocrata americano, consumido por quem tinha condições de pagar por copos de prata, que é onde o drink é servido. O nome julep passou a desinar os tipos de coquetéis preparados nesses copos de metal com muito gelo.

Agora ensinaremos como prepará-lo.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

O que você vai precisar:

Modo de preparo:

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
  1. Em uma caneca de metal previamente gelada adicione 12 a 15 folhas de hortelã, adicione 75 ml de bourbon, 20 ml de xarope de açúcar e 3 dashes de bitters;
  2. Adicione gelo triturado e mexa com a colher bailarina;
  3. Complete com mais gelo triturado;
  4. Finalize com um ramo bonito de hortelã e sirva com canudo.
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Pedro Real

Comecei como bartender aos 19 anos e me apaixonei pelo mundo do bar. Me formei pela Escola do Entretenimento e fiz especializações em mixologia e working flair. Atuei em festas e eventos e me aprofundei na produção de bebidas artesanais desenvolvendo minha própria marca de licores artesanais. Hoje, sou um colaborador da Escola para compartilhar esse conhecimento e ajudar a formar novos profissionais.