Sigla em francês significa Appellation d´Origine Contrôlée, ou Denominação de Origem Controlada.
Com certeza você já deve ter cometido o erro de chamar qualquer vinho espumante de champagne, ou qualquer brandy de conhaque. Sim, muita gente que não conhece o mundo do bar e das bebidas comete essa falha.
Usar o nome de uma marca para designar o produto de forma genérica é o caso, por exemplo, de Xerox. Durante muito tempo Xerox foi o nome usado para designar cópia. As pessoas diziam “vou tirar uma Xerox” quando, na verdade, a frase correta seria “vou tirar uma fotocópia”. Xerox é apenas o nome da empresa que inventou essa tecnologia e que, por isso, se tornou notória.
Da mesma forma muita gente diz “vou tomar uma champagne”, para designar qualquer vinho espumante. Então saiba que Champange é apenas o mais famoso dos vinhos espumantes, produzido na região da França que leva o mesmo nome.
Só pode ser chamado de champagne, o vinho espumante produzido na região homônima da França, feito obrigatoriamente a partir das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meuniére. O controle é rigoroso e os fabricantes franceses fazem uma fiscalização severa. Esse controle é feito por uma associação chamada Champagne Bureau nos EUA ou Champagne Comité, na França (quer saber como surgiu a Champagne? clique aqui).
No Brasil, alguns produtores de vinhos espumantes conseguiram autorização da justiça para chamarem seus produtos de champagne, a alegação é de que eles já utilizavam a denominação antes da regulamentação francesa. É o caso, por exemplo, da vinícola Peterlongo.
Então, resumindo, só é champagne, o vinho espumante produzido em Champagne na França, ou vinhos autorizados a utilizarem o nome, que são produzidos usando as mesmas técnicas e padrões criados pelos franceses.
A AOC, ou Denominação de Origem Controlada, inclui também alimentos como queijos e manteigas. Os vinhos certificados como AOC possuem alta qualidade e controle de fabricação rigorosos, definido por decreto. Existem mais de 400 vinhos que recebem essa certificação.
A Denominação de Origem Controlada foi oficializada pela União Européia para proteger produtores locais e seus produtos tradicionais fabricados com características específicas que se tornam famosos no mundo todo. Portugal, Itália e Espanha são alguns dos países que possuem produtos famosos com certificações de origem controlada.