Conheça o método de envelhecimento que diferencia uma bebida.
O método soleira é um dos mais interessantes na produção de vinhos e bebidas destiladas. Foi criado na região de Jerez no sul da Espanha, famosa pela produção de vinhos fortificados e brandy.
O método consiste em empilhar os barris onde as bebidas serão envelhecidas em fileiras. As bebidas mais jovens são colocadas nos barris da fileira superior. Conforme vai envelhecendo a bebida vai sendo transferida para os barris nas fileiras de baixo, até chegar na última fileira, do solo.
O conteúdo do barril nunca é transferido totalmente e esse é o segredo desse tipo de produção. Dessa forma bebidas mais jovens se misturam com as mais envelhecidas durante o processo. O resultado final é uma bebida única, rica em sabor e complexidade.
As bebidas envelhecidas no sistema soleira não costumam possuir safra. Em alguns casos, um barril pode conter resíduos de uma bebida com mais 100 anos que irá se misturar com outras mais jovens. Essa é a grande magia desse método.
Além dos vinhos e brandies de Jerez, os vinhos do Porto também utilizam esse processo. Entre os whiskies, o Glenfiddish é um dos escoceses envelhecidos no sistema de soleira.Também se utiliza esse método na produção de cachaça aqui no Brasil.