Conheça os drinks Highballs

Conheça os drinks Highballs

A forma refrescante de beber um destilado.

Você com certeza já bebeu muitos Highballs na vida e não faz ideia. Quem nunca num dia de calor chegou num bar e pediu uma Cuba Libre ou um Mojito? Ou fui numa festa badalada e tirou uma selfie com um belo Gin Tônica na mão? Esses são alguns dos clássicos drinks conhecidos como Highballs no mundo da Coquetelaria.

Considerado o “coringa” dos drinks, a história do Highballs é antiga. De acordo com o historiador americano David Wondrich, no seu livro Imbibe!, que fala sobre os drinks criados e servidos antes e depois da Lei Seca nos EUA, em 1900 o Scotch Highball era a “bebida mais elegante dos Estados Unidos”. A origem mais comumente atribuída para o drink, teria acontecido em 1894 quando o ator britânico E. J. Ratcliffe pediu num bar em Mahanttan um “whisky and soda” para o chefe do bar, Patrick Duffy. O inusitado pedido, que não pôde ser atendido pela falta de whisky no momento, ficou na cabeça de Duffy. Meses depois, após conseguir um fornecedor de whisky escocês, Duffy criaria o famoso Scotch Highball, batizado, dizem, pelo próprio Ratcliffe.

E o que são os Highballs afinal de contas? São drinks feitos com uma dose de bebida destilada, servidos em copos longos com bastante gelo e completado com uma bebida carbonatada (refrigerante, água tônica, água com gás, etc). A sofisticação na simplicidade. A versatilidade é outro ponto forte dos Highballs. Como podem ser feitos com qualquer destilado, ele agrada a todos os tipos de paladares e permite ao bartender explorar toda a sua criatividade na hora de criá-lo.

O drink se tornou super popular no Japão na década de 50 e de lá pra cá os japoneses aperfeiçoaram as técnicas de preparo e as combinações de ingredientes dos Highballs, elevando-os ao status de alta coquetelaria. O “japanese style” tem características próprias que vão desde a escolha minuciosa dos ingredientes, buscando a harmonia dos sabores; passando pela escolha do copo que valorize a beleza da apresentação e pela preocupação com o resfriamento não apenas das bebidas, mas também dos utensílios, garantindo que o drink seja servido gelado e se mantenha assim por mais tempo. Até a qualidade do gelo, sempre cristalino, é um foco da escola japonesa.

O gelo é fundamental em um coquetel highball.

Agora que você já sabe tudo sobre os Highballs, pode preparar os seus em casa e desfrutar com os amigos nos dias de calor! Colocamos aqui algumas dicas de receitas, mas solte a sua criatividade e crie seus próprios Highballs! Cheers!

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Sugestões de Drinks Highballs
Cuba Libre
Fernandito
Gin Tônica
Hard Seltzer
Horse’s Neck
Mojito

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Cerise Pereira

Natural do Rio de Janeiro e biomédica de formação, vi na carreira de bartender a oportunidade de um recomeço profissional. Após concluir o curso de bartender na Escola do Entretenimento, ingressei na equipe de instrutores da Escola, com o objetivo de compartilhar meu conhecimento e experiências do mundo da coquetelaria com aqueles que se interessam por esse universo.