Conheça o Throwing

Conheça o Throwing

Aprenda uma técnica que fará você repensar a forma com que prepara seu coquetel.

Imagine a cena onde o bartender ao preparar um coquetel transponha os ingredientes de um recipiente a outro os exibindo com aquilo que podemos assemelhar a uma cascata.

Está técnica, há muito esquecida, é conhecida no ramo da alta coquetelaria como Throwing e consiste em passar a mistura, suspensa no ar por um breve momento, antes que atinja o recipiente oposto.

Jerry Thomas (1830-1885) é considerado o pai da coquetelaria moderna e estava à frente do seu tempo, fazendo malabarismo com garrafas, copos e mixing , incluindo throwing, técnicas que hoje são conhecidas como flair bartending.

Promo conteúdo blog
GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

Faça nosso curso de Bartender e torne-se um profissional do bar.

Com esse movimento adicionamos oxigênio à mistura, que liberará aromáticos dos ingredientes que podem não ter prevalecidos antes, além de moldar a textura e o corpo do coquetel. A aeração sem agitação levará a um coquetel quase todo claro e seu arremesso a uma forma rígida de controlar a diluição.

Os efeitos presenciados são, no caso de Spirits incolores, um coquetel levemente espumoso e translúcido que agora tem peso e um final longo com notas presentes que estariam ausentes se mexidos e impossíveis de percepção se batidos. (Conheça as três principais técnicas de preparo usadas pelos bartenders e quando usar cada uma.)

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

É claro que as formas de preparo para cada coquetel devem ser respeitadas, mas isso não nos impede de explorarmos novas sensações produzindo inúmeros experimentos e novos resultados com a mesma bebida.

Dicas:

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
  1. Atenção com coquetéis que levam frutas em sua composição, esses sim devem ser batidos vigorosamente para uma total homogeneização;
  2. Utilize um julep ou strainer sem abas para não atrapalhar o movimento;
  3. Comece passando a mistura de pouca distância até adquirir intimidade com a técnica e assim aumentá-la gradativamente dando maior graça ao seu mise-en-scène.

(International Bartenders Association lista os coquetéis que todo bartender deve conhecer.)

Então, na próxima vez que for preparar um coquetel, teste, ouse e assim descubra novas texturas e desperte novas sensações!

Amplie seu conhecimento conhecendo agora as 10 técnicas de preparo que todo bartender precisa saber.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.