Clássico do início do século XX ainda é um dos coquetéis mais apreciados até hoje.
A origem do Alexander é controversa. Alguns dizem que foi criado no início do século XX nos EUA por um bartender do Racquet Club da Philadelphia em homenagem ao jogador de baisebol Glover Cleveland Alexander. Outros dizem que foi criado pelo bartender Troy Alexander para uma festa de lançamento de uma campanha publicitária no restaurante Rector em Nova York. Discussões à parte, o coquetel inicialmente era feito com gin e se tornou muito consumido durante a Lei Seca como uma forma de amenizar o gosto horrível do gin fabricado de forma clandestina.
Após 1930, o coquetel passou a ser feito com brandy (conhaque) e essa forma passou a ser a mais consumida. O nome passou a ser Brandy Alexander, mas muita gente continua chamando apenas de Alexander. Então vamos conhecer a receita perfeita para fazer esse grande clássico.
Ingredientes:
- Brandy (clique aqui para saber a diferença entre brandy e conhaque)
- Licor de creme de cacau
- Creme de leite
- Nóz moscada
Forma de preparo:
- Coloque em uma coqueteleira 30ml de conhaque, 30ml de creme de leite e 30ml de creme de cacau;
- Faça um dry shake (clique aqui para saber o que é dry shake);
- Acrescente o gelo e bata novamente para gelar;
- Sirva em uma taça coupe;
- Com o auxílio de um mini-ralador, polvilhe o coquetel com nóz moscada.
É importante fazer o dry shake primeiro para não aguar o coquetel. Como a mistura contém creme de leite, você vai precisar bater muito. Se bater o tempo todo com gelo, o coquetel vai aguar. Então, bata bastante primeiro sem gelo para diluir o creme de leite. Só então, no final, acrescente as pedras de gelo e bata uma última vez só para gelar.
No vídeo abaixo você vai aprender a fazer o Alexander original e dar uma apresentação diferenciada que vai tornar seu coquetel de alto padrão.