Conheça algumas receitas para revigorar e dar mais energia nas baladas.
Pedir uma bebida estimulante ao bartender sempre foi algo comum em bares. O famoso coquetel Hanky Panky criado por Ada Coleman no lendário American Bar do hotel Savoy em Londres é o primeiro coquetel que se tem notícia cuja receita foi criada com esse intúito pelo bartender a pedido de um cliente.
Reza a lenda que um famoso artista e humorísta inglês chamado Charley Hawtrey, ao chegar no bar do Savoy pediu para Ada Coleman preparar um coquetel. Segundo contam ele disse a seguinte frase “Coley, estou cansado. Dê-me algo com um pouco de força”. Ela levou um tempo realizando testes até encontrar uma mistura perfeita. Logo após criar a receita ela avisou Hawtrey que seu coquetel estava pronto. Assim que experimentou, Hawtrey falou “Espetacular! Isso é pura loucura!” então Ada batizou sua criação com o nome de Hanky Panky, que significa algo como travessura ou loucura.
Isso aconteceu em 1903. Hoje, a principal alternativa para conferir energia a quem quer curtir uma balada ou precisa se revigorar são os energéticos industrializados. Criado na década de 80, o Red Bull foi o pioneiro nesse tipo de bebida e se tornou uma referência. Hoje existem diversas marcas vendidas em mercados e também nos bares para serem consumidos puros ou misturados com algum destilado. As misturas mais comuns são com whiskies, vodka e gin. Dizem que o álcool potencializa o efeito do energético e essas misturas podem ser realmente uma “bomba” de energia.
Os componentes principais dos energéticos industrializados são duas substâncias estimulantes, a cafeína e a taurina. Os ingredientes incluem ainda açúcar, xaropes saborizados e aditivos químicos como corantes e aromatizantes. Portanto, essas bebidas, quando consumidas em excesso, podem causar problemas de saúde graves.
O velho em bom café ainda é uma alternativa muito pedida em bares e restaurantes para estimular e revigorar. Portanto, os coquetéis que levam café nunca saem de moda. Os mais conhecidos são o Espresso Martini e o Irish Coffee.
Além desses, existem outros coquetéis que são considerados revigorantes por suas combinações de elementos. Entre os mais famosos estão:
- Mojito: Feito com rum branco, hortelã, suco de limão, açúcar e água com gás, o mojito é um coquetel refrescante e revigorante, ideal para estimular os sentidos.
- Negroni: Um coquetel clássico composto por gin, vermute tinto e Campari. Seu sabor amargo e complexo pode dar um impulso de energia.
- Long Island Iced Tea: Apesar de seu sabor doce e refrescante, o Long Island Iced Tea é feito com uma combinação de vários destilados, incluindo vodka, rum, gin e tequila, além de limão e cola. A mistura de álcool pode ter um efeito estimulante.
- Caipirinha: Uma bebida brasileira feita com cachaça, açúcar e limão. É uma opção energizante e refrescante, perfeita para saborear em dias quentes.
Para um bartender ou mixologista, ter capacidade de atender os pedidos dos clientes é fundamental. Além disso, conhecer as características de cada tipo de bebida permite que o mixologista guie seus clientes e os ajude em suas escolhas. Isso faz toda a diferença, gerando confiança e fidelização. Seja um pedido de um drink energético, revigorante, ou refrescante, a missão do bartender ou mixologista será sempre atender as expectativas.