You are currently viewing Os cinco maiores erros do bartender

Os cinco maiores erros do bartender

Veja os descuidos que estragam um drink e a experiência do cliente.

No mundo do bar existe o conceito do perfect serve, que é a forma perfeita de servir um drink ou coquetel. (quer saber qual da diferença entre drink e coquetel, clique aqui). O perfect serve significa proporcionar ao cliente a melhor experiência possível ao tomar determinado drink. Cada bebida tem sua forma ideal de ser servida e consumida para que o cliente possa sentir todas as suas características e ter o maior prazer ao bebê-la.

Então, neste artigo, vamos listar cinco erros críticos que um bartender descuidado comete e que vão estragar a experiência do cliente, fazendo que ele tenha vontade de devolver a bebida ou nunca mais voltar no seu bar.

  1. Servir uma bebida na temperatura errada.
    Esse é o pior erro que um bartender pode cometer. Se existe uma coisa que não pode acontecer no bar é a cerveja estar quente. Sirva uma cerveja quente e pronto, a reputação do seu bar vai para a lata do lixo. Mas, o bartender não deve apenas cuidar da temperatura da cerveja. Um coquetel também precisa ser servido na temperatura certa. Alguns precisam ser servidos extramente gelados, outros nem tanto. Então, um dos maiores erros que o bartender comete é não gelar adequadamente o coquetel durante a preparação.

  2. Servir uma bebida aguada.
    Esse é o segundo erro que mais compromete a qualidade do drink. Um drink pode ficar aguado de várias formas.
    a. O bartender prepara um drink com gelo e este fica no balcão por muito tempo esperando o atendente levar até o cliente. Drinks servidos com gelo devem ser entregues imediatamente aos clientes. Se ficarem em cima do balcão por muito tempo vão aguar e ficar horríveis.
    b. O bartender já pega gelo aguado na cuba durante a preparação do coquetel. Esse é um descuido muito comum. O gelo já estava acabando e com água na cuba. Mas, mesmo assim, o bartender pega esse gelo e já coloca o gelo com água na coqueteleira ou no copo.
    c. O bartender usa um tipo de gelo inapropriado para o drink. Por exemplo, ele prepara um drink que deveria ser servido com pedras grandes usando gelo britado. Resultado: o gelo vai derreter rapidamente e aguar o drink.
    d. completar um coquetel montado usando refrigerantes e sucos que não estavam guardados na geladeira. Isso vai fazer que o gelo que já estava no copo derreta rapidamente assim que a bebida quente é colocada.

  3. Servir um drink com gelo boiando.
    Esse é o terceiro erro que mais compromete a qualidade de um drink e vai acarretar os dois erros anteriores. Uma bebida com menos quantidade de gelo do que deveria significa que ela não vai gelar o suficiente e que o gelo vai derreter mais rapidamente. Um coquetel que é preparado montado com gelo no copo, deve ter gelo até quase a boca para que tenha sempre mais gelo do que bebida e dessa forma possa manter a bebida bem gelada sem aguá-la rapidamente.

  4. Servir um drink com guarnições em mal estado.
    Esse é o quarto erro que você jamais deve cometer. Se a guarnição que você pretende colocar no coquetel estiver em mau estado, não coloque. É preferível servir um drink sem a guarnição do que usar uma guarnição feia, com aspecto de velha e passada. Por exemplo, não use folhas murchas, ou pedaços de frutas esbagaçados.

  5. Servir um drink em um copo sujo ou errado.
    Não sirva uma cerveja popular em uma taça e muito menos uma de qualidade em um copo americano. Usar o copo certo ao tipo de bebida é fundamental. Usar um copo errado vai mostrar duas coisas. Primeiro, que você é um bartender que não conhece o básico sobre o seu trabalho; segundo, que o seu bar não tem utensílios adequados e em quantidade suficiente. Mas, o principal. Não importa qual o copo, ele sempre deve estar impecavelmente limpo.

Bartenders cometem erros por duas razões. A primeira é por falta de conhecimento, e a segunda é por desleixo. Então, saiba o seguinte: cometer um erro por falta de conhecimento é menos grave do que por desleixo. Quando você comete um erro por falta de conhecimento, você pode aprender a fazer da forma correta e se tornar um bom bartender. Mas quando você comete um erro por desleixo, significa que você está na profissão errada e deve procurar uma outra atividade que te motive a ser cuidadoso e desejar sempre fazer o melhor.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Veja abaixo uma vídeo-aulas sobre esses erros e como evitá-los.

Compartilhe:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.