Saiba como é o trabalho desse profissional que representa o bar.
Se você está lendo esse artigo é porque gosta do mundo do bar e das bebidas e tem curiosidade de saber como é o trabalho do bartender. Talvez, em algum momento da sua vida, você já tenha pensado ou está pensando em trabalhar com isso. Pode ser por uma necessidade, ou uma oportunidade.
Nessa hora, surgem várias dúvidas. Afinal, o que o bartender faz? Como é o trabalho desse profissional? Esta é uma carreira que oferece boas perspectivas de retorno financeiro? Será que posso realizar meus sonhos trabalhando nisso? Essas são algumas perguntas frequentes que vamos tentar responder nesse artigo. Então, siga em frente.
A primeira coisa que você precisa saber é que ninguém nasce bartender. Diferente de outras carreiras, raramente alguém decide ser bartender quando tem que escolher uma profissão. As escolhas profissionais, na maioria das vezes, são concentradas em carreiras mais conhecidas, como médico, engenheiro, advogado, arquiteto. Existem outras carreiras na área de humanas que estão em alta, como letras, história, jornalismo, filosofia, etc…
Então, quando pensamos em uma carreira, automaticamente pensamos em uma atividade que exige curso superior. Raramente, pensamos que podemos ingressar em uma carreira técnica logo após terminar o ensino médio. Por isso, a escolha da carreira de bartender não faz parte dos sonhos da maior parte das pessoas. Essa escolha acontece por necessidade ou oportunidade.
A atividade de bartender exige que a pessoa tenha prazer em servir outras. Por isso, ao longo dos anos, se rotulou essa profissão como uma atividade menor, comparada com serviçais. Entretanto, a atividade de servir é altamente importante e denota amor pelo próximo. Ou seja, as pessoas que servem, são aquelas que amam as outras. Servir é, acima de tudo, um ato de amor e quem é bom nisso pode ganhar muito bem!
Hoje, o conceito de hospitalidade está se tornando cada vez mais importante na gestão de empresas prestadoras de serviços na área de entretenimento e gastronomia. Receber bem os clientes e ter esse talento de servir e encantar pessoas se tornaram diferenciais altamente valorizados. O bartender é quem cuida do bar e de servir bem as pessoas. Portanto, é um profissional importantíssimo.
Então, o trabalho do bartender é muito mais do que preparar e servir drinks. A missão do bartender é proporcionar boas experiências para as pessoas, e isso inclui uma série de outras atividades. O bartender tem que saber manter o ambiente amigável, acolhedor. Portanto, o bartender tem que ser um pouco psicólogo. O bartender precisa ser bem informado, para poder conversar com os clientes. O bartender precisa conhecer sobre administração e finanças, para poder tornar o seu trabalho mais rentável, poder criar receitas, escolher insumos, desenvolver técnicas.
O bartender é um profissional com um escopo de atividades bem amplo. Com certeza, muito mais do que você imagina. É uma carreira cheia de oportunidades. Você pode trabalhar em bares, hotéis, resorts, cruzeiros marítimos, eventos. Pode também se especializar, se tornar um consultor, um mixologista, e pode se tornar empresário abrindo seu próprio negócio, seja um bar ou empresa de eventos. Essa atividade também oferece ótimas oportunidade de trabalho no exterior, para quem sonha sair do Brasil.
O fato é que muita gente que começa nessa profissão por necessidade ou oportunidade, acaba se apaixonando por ela e construindo uma carreira de sucesso. Quem sabe isso não acontece com você? Aqui você vai encontrar vários outros artigos explicando como é a profissão. Confira alguns que podem te interessar e te ajudar a saber mais sobre essa atividade:
- Quanto ganha um bartender
- Como conseguir o primeiro emprego
- Como trabalhar o exterior
- Certificado ou diploma
- Qual a diferença entre barman e bartender
- Como trabalhar em cruzeiros marítimos
- Qual a idade para ser bartender
Assista o vídeo abaixo sobre como é a atividade de bartender.