Licor ou xarope de curaçao

Licor ou xarope de curaçao

Saiba qual a diferença entre eles e quando usar um ou outro.

O licor de curaçao é um dos mais importantes e famosos licores do mundo. Muito apreciado puro e também como componente presente na receita de vários coquetéis. Ele é produzido com cascas de laranjas encontradas na ilha de Curaçao no Caribe. Essa ilha pertence à Holanda, então o Licor de Curaçao original foi criado pelos holandeses por volta do século XVII.

A principal característica do Licor de Curaçao é combinar a doçura típica dos licores com o amargor das cascas da laranja. O resultado final é um licor complexo com um toque cítrico com aroma e sabor deliciosos. Por isso, pode ser consumido tanto puro quanto em coquetéis. Ele é considerado um dos licores essenciais da coquetelaria, uma das bebidas que não podem faltar em um bar.

O seu teor alcóolico é na faixa de 30% até 39% e ele pode ser encontrado nas versões clara e colorida. As versões coloridas conferem aos coquetéis cores incríveis. O mais usado é o blue curaçao. Mas também existe o red. Entre os coquetéis famosos que levam a versão azul estão o Blue Lagoon e o Blue Hawaii. A cor é obtida com o acréscimo de corante, por isso, o sabor das versões é o mesmo e o que muda é só a cor.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

O Curaçao autêntico se escreve com “o” no final. Mas existem cópias onde a letra no final é “u”. Dessa forma, quando você encontrar uma garrafa escrita Curaçau, sabe que não se trata do verdadeiro Licor de Curaçao.

O xarope de curaçao é um produto feito com as mesmas laranjas, a diferença é que ele não é alcóolico. Então, sua função principal é compor coquetéis sem aumentar o teor alcóolico. Por essa razão ele não é consumido puro. Serve apenas como agente adoçante e de sabor. Se for colorizado, também vai conferir ao coquetel uma cor surpreendente. Por isso, também é muito usado na composição de mocktails ou drinks sem álcool, especialmente em festas infantis, quando se deseja oferecer coquetéis não alcóolicos com sabor e visual diferentes.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Agora você já sabe quando usar um ou outro. Resumidamente, o licor de curaçao é uma bebida alcóolica que pode ser apreciada pura ou em coquetéis. O xarope de curaçao é basicamente um agente adoçante usado apenas para dar sabor e cor na composição de coquetéis não alcóolicos ou quando não se deseja aumentar muito a graduação alcóolica de uma mistura.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.