Como planejar um bar

Como planejar um bar

Saiba qual a estrutura que um bar precisa ter.

Escrito por Marcelo Reis*

Muita gente sonha em montar um bar. Isso faz parte do imaginário de várias pessoas. Muitos pensam em montar um negócio para ser lucrativo, outros pensam apenas em realizar o desejo de ter um lugar para receber amigos. Em ambos os casos, esse artigo será útil para você. Nele vamos descrever a estrutura de um bar e os espaços que ele deve ter para atender cada objetivo.

Basicamente, um bar possui dois espaços obrigatórios distintos: o balcão e o salão. O balcão é onde o bartender fica para atender os clientes. O salão é onde os clientes ficam. Então, se você está planejando um bar em casa, presisa pensar apenas nesses dois espaços.

Agora, se você está planejando montar um empreendimento, você vai ter que pensar em mais espaços. Além do balcão e salão, dependendo do porte do seu bar, ele precisará ter banheiros para clientes. Dependendo do que você vai oferecer no cardápio, ele vai precisar ter cozinha. Dependendo do volume de público e vendas precisará ter depósito para estoque de mercadorias. Por fim, dependendo da quantidade de funcionários, precisará ter vestiário com banheiro próprio.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Um bar bem planejado já começa com uma grande chance de dar certo. Um bar mal planejado já começa escrevendo uma história de fracasso. Um pequeno detalhe pode fazer muita diferença como, por exemplo, dimensionar errado o tamanho, não colocar pia no bar, planejar os banheiros em um lugar inapropriado. Enfim, são inúmeros os erros que podem acontecer quando um projeto é feito por alguém que não entende do assunto.

O ideal é que o primeiro funcionário a ser contratado para um bar, seja o bartender, exatamente para que ele possa auxiliar na montagem do espaço. O balcão do bar, por exemplo, precisa ser planejado para que o bartender não precise se deslocar durante o trabalho. O ideal é que ele tenha que dar no máximo dois passos para ter à mão tudo que precisa para trabalhar, como copos, bebidas, insumos e, principalmente, uma área de lavagem.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

O balcão é composto por três espaços distintos:

Front bar – É a frente do balcão onde o cliente vai ser atendido. Esse espaço deve ser planejado para ser confortável e ao mesmo tempo eficiente. O balcão deve ter uma altura entre 110cm até 120cm. Deve ter bancos altos para os clientes se sentarem confortavelmente. Deve ter um trilho que sirva de apoio para os pés a 15-20 cm do chão e a 17 cm da frente do bar. A altura ideal do banco é 80cm e ele também deve ter apoio para os pés na mesma altura do trilho. O balcão deve ter um acabamento arrendodado para o cliente apoiar o braço. A bancada deve se estender um pouco para frente, para permitir que o cliente possa se sentar e ter espaço para os joelhos em baixo.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

A extensão do bar destinada a cada banco deve ser de 60 cm aproximadamente, ou seja, um bar que tenha 5 bancos deverá ter uma extenção de 3 metros pelo menos.

Estação de trabalho – Fica no interior do bar, na parte oposta ao front bar, em um nível um pouco mais baixo para que o cliente não veja. A altura ideal é 90cm. É o local onde o bartender trabalha. Ela deve ser bem planejada para que o bartender tenha tudo que precisa sem precisar se deslocar.

Bar back – Espaço na parede atrás do balcão. É um local de apoio com armários e prateleiras para bebidas e copos. Também pode ter geladeiras. Esse espaço deve ser muito bem cuidado pois também tem função decorativa e serve como vitrine das marcas.

Agora você já pode começar a realizar o sonho de ser bartender em casa ou montar o seu próprio bar. Lembre-se que a ergonomia é fundamental nesta atividade. Tudo deve ser feito e planejado para exigir o mínimo esforço possível do bartender, afinal, ele precisa estar sempre alegre e bem disposto para proporcionar boas experiências para as pessoas.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.