Saiba a importância do copo americano

Saiba a importância do copo americano

Conheça a história do copo mais vendido no Brasil.

Escrito por Marcelo Reis*

Criado em 1947 pela empresa Nadir Figueiredo, o copo americano se tornou um ícone brasileiro muito mais importante do que você imagina. Normalmente chamado de copo de boteco, o americano é considerado um copo simples, para ser utilizado em estabelecimentos sem muita categoria e servir bebidas populares e baratas. Ele é um copo multiuso com capacidade para até 190ml que pode servir desde um café até uma cerveja. É usado também como pote para requeijão e até como medidor de receitas.

O fato é que independente de ser um produto popular ou não, ele é um sucesso absoluto tendo vendido mais de 6 billhões de unidades desde a sua criação. Seu design, criado pelo próprio fundador da empresa, o Sr. Nadir Dias de Figueiredo (1891-1983), é reconhecido como um dos melhores designs de copo do Brasil e do mundo, já tendo sido exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma). Na década de 90 foi eleito o melhor copo para se beber cerveja no Brasil.

Mas afinal, por que o nome “americano”?

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Durante a segunda guerra os Estados Unidos promoveram diversos investimentos para equipar a indústria brasileira. A Nadir Figueiredo aproveitou a oportunidade para comprar maquinários novos que possibilitaram a produção de copos com designs mais arrojados. Por isso o nome “americano”. O curioso é que o copo americano brasileiro é muito semelhante a um copo nos EUA que se chama soviet glass, ou copo soviético.

O Soviet Glass, design muito parecido com o nosso Copo Americano.

Quando a empresa começou a produzir o copo, as máquinas faziam 12 por hora. Hoje são produzidos mais de 400 copos em um minuto e vendidos mais de 100 milhões por ano.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Finalmente americano

Em 2019, a Nadir Figueiredo foi comprada pelo H.I.G. Capital, um grupo norte-americano sediado em Miami, por R$ 836 milhões e o copo americano passou efetivamente a pertencer a quem lhe dá nome. Então, agora, pense duas vezes antes de reclamar quando o bartender te servir alguma bebida em um copo americano. Saiba que ele é um objeto de respeito.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.