As marcas de bebidas mais valiosas do mundo

As marcas de bebidas mais valiosas do mundo

Conheça o ranking das Top 10.

Quanto vale uma marca? Quanto uma empresa teria que pagar para usar, por exemplo, o nome Coca-Cola em um refrigerante que ela fabricasse. Pois é isso que determina o valor de uma marca. A marca traz uma história, uma imagem e um reconhecimento público que elevam consideravelmente o poder de vendas de um produto, qualquer que seja ele. Mas, uma marca não se constrói de uma hora para outra. Normalmente, é um processo que demora anos e exige muito investimento em marketing para que se torne uma referência e passe a ter alto valor.

No mundo das bebidas as marcas são altamente importantes. Uma empresa pode pagar uma fortuna para comprar uma outra que tenha um produto de sucesso. Em algumas situações, o que é vendido nem é a empresa ou o produto em sí, mas apenas o direito de uso da marca que ela criou e que conquistou fãs e admiração. Esse foi o caso, por exemplo, da Skol, que era uma marca da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, adquirida pela Ambev no Brasil no final dos anos 60, quando ainda era apenas Brahma.

Portanto, para avaliar o valor de uma marca não basta apenas que o produto seja bom. Ele precisa ter um bom conceito em seu segmento, admiradores e reconhecimento. Algumas companhias conseguiram criar marcas que valem uma fortuna. A seguir você vai conhecer as top 10 marcas de bebidas mais valiosas do mundo e quanto que uma empresa teria que pagar aproximadamente para ter o seu direito de uso, lembrando que o ranking pode variar de ano para ano. O ranking abaixo é de 2020.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

1. Coca-Cola

A marca de refrigerante mais famosa do mundo é avaliada em aproximadamente US$ 37 bilhões. A Coca-Cola já foi a marca mais valiosa do planeta no século XX, mas os tempos hoje são outros. Ela perdeu o topo do ranking para as concorrentes do segmento de tecnologia, como Microsoft, Google, Amazon e Apple. Cada vez menos gente bebe refrigerante e as marcas de produtos desse segmento em geral têm perdido valor a cada ano.

2. Pepsi

Muita gente não sabe, mas a PepsiCo é a empresa de refrigerantes número 1 em vendas nos EUA. Isso porque seu portfólio de produtos é bem maior que o da sua arquirival, a Coca-Cola Company. Se analisarmos apenas o produto Coca-Cola x Pepsi-Cola, a Coca ganha, mas se analisarmos o faturamento da empresa somando todos os outros produtos que cada uma produz e vende, a Pepsi ganha. O valor da marca Pepsi-Cola é aproximadamente US$ 21 bilhões.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

3. Red Bull

O slogan “Red Bull te dá asas” representa com fidelidade o que a empresa alcançou em poucas décadas de existência. Ela realmente voou para o topo das mais valiosas do mundo em pouco mais de 30 anos. O feito se deve aos altos investimentos em publicidade e marketing. O energético se tornou a bebida dos jovens no novo milênio e a marca criada em 1987 se tornou uma referência nesse segmento. Enquanto o mercado de energéticos cresce a cada dia, o de refrigerantes industrializados encolhe. A Red Bull vende aproximadamente 5 bilhões de latas por ano e sua marca vale aproximadamente US$ 7 bilhões.

4. Johnnie Walker

A marca de whiskies Johnnie Walker de propriedade da gigante de bebidas destiladas Diageo é a mais valiosa em sua categoria. O Red Label é o whisky mais vendido do mundo tirando o mercado indiano (clique aqui e saiba por que). O valor aproximado da marca Johnnie Walker é de US$ 5,5 bilhões.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

5. Bud Light

A cerveja mais vendida nos EUA também é a que possui a marca mais valiosa em seu segmento. O valor aproximado é de US$ 5 bilhões.

6. Heineken

A cerveja holandesa é uma das marcas de bebidas mais valiosas do mundo graças a um marketing agressivo e muito bem feito. A Heineken patrocina diversos festivais de música e o campeonato de futebol mais visto do planeta depois da Copa do Mundo, a Champions League. Além disso, suas campanhas publicitárias são marcantes e inteligentes colocando o produto como Top of Mind do mercado.

7. Moutai

Você nunca deve ter ouvido falar dessa bebida, mas ela é o destilado nacional da China. Então pronto, já dá para entender porque ela figura aqui na lista das marcas mais valiosas, afinal, tem um público consumidor em potencial de mais de 1 bilhão de pessoas. Sim, a Moutai é a marca mais valiosa da China no segmento de bebidas e está caminhando a passos largos para ser a mais valiosa do mundo. Coca-Cola que se cuide.

8. Budweiser

A Bud tradicional é outra marca valiosa norte-americana conhecida e comercializada em todo mundo. Seu valor é de aproximadamente US$ 4 bilhões. Foi um baque para os americanos quando a sua cerveja mais querida foi comprada pela multinacional Belga-brasileira Inbev em 2008.

9. Sprite

A famosa marca de refrigerante de limão é outro ativo valioso da Coca-Cola Company. Em 1961 a marca foi lançada nos EUA e em 2010 foi criada a primeira campanha global que elevou o valor da marca para o patamar acima de US$ 3 bilhões.

10. Mountain Dew

Mais uma vez a PepsiCo morde o calcanhar da sua rival Coca-Cola. O Mountain Dew é o refrigerante de limão da Pepsi. A marca vale aproximadamente quase a mesma coisa que a concorrente Sprite. Entretanto, aqui no Brasil, o produto não emplacou, muito provavelmente pelo seu nome difícil de ser escrito e pronunciado pelos brasileiros.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Saiba quais são as cevejas mais vendidas no mundo

Então, se você é bartender ou dono de bar, é importante conhecer esse ranking, afinal tratam-se de marcas referências no setor de bebidas que os consumidores conhecem e consomem. Pelos grandes investimentos de marketing que fazem, as companhias detentoras dessas marcas costumam ser grandes parceiras do bares, ajudando os donos com material de apoio, merchansing e, às vezes, até com a montagem do espaço.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.