Um dos mais famosos tipos de licor italiano.
Pensou em licor, pensou na Itália. O país é um dos que têm mais tradição na produção desse tipo de bebida. O Amaretto é um dos seus mais famosos licores. Feito a partir da infusão de damascos e diversas drupas, como pêssegos (drupa é um tipo de fruta com caroço único) a bebida é caracterizada como um licor de amêndoas, entretanto, as amendoas fazem parte de apenas 10% da sua composição. Algumas marcas nem sequer levam amêndoas, como o Disaronno Originale.
O Amaretto começou a ser produzido em 1525. O nome vem do diminutivo de amaro, que em italiano significa amargo. É uma bebida doce, mas com um toque de amargor que dizem ser fundamental para o equilíbrio do bom Amaretto. Existe também uma versão para a origem do nome inspirada na palavra amor.
O Amaretto é, portanto um tipo de licor e existem vários fabricantes de Amaretto. O Disaronno é considerado o original fabricado no lugar onde nasceu, na cidade de Saronno. É uma bebida indispensável nas prateleiras de um bar de coquetel. Pode ser bebida pura, como um digestivo, mas também pode ser misturada. Combina bem com uísque, compondo coquetéis, como o Almond Old Fashioned, e também, por sua consistência, pode compor drinks em camadas. Está presente em coquetéis da lista da International Bartenders Association – IBA, como o French Connection.