Saiba mais sobre a bebida favorita para comemorações
Festas de fim de ano, aniversários, finais de campeonatos, promoções no trabalho, nascimento de um filho: não há uma data importante ou evento a ser celebrado em que a primeira coisa que lhe venha à mente para comemorar não seja abrir uma garrafa de espumante! Mas você conhece mais dessa bebida tão emblemática e suas principais características? Continue lendo para saber!
A primeira dúvida que sempre aparece quando se trata dessa bebida é: qual a diferença entre espumante e champagne? É bem simples: só pode ser chamado de champagne o espumante produzido na região de Champagne, na França, assim como o Prosseco, só pode ser usado para o espumante produzido na região de Veneto na Itália, graças ao Appellation d´Origine Contrôlée, ou Denominação de Origem Controlada (Saiba mais sobre AOC). Já contamos toda a história do Champagne aqui: nesse artigo vamos focar nos espumantes em geral.
Mas afinal, o que são os espumantes? São vinhos que passam por uma segunda fermentação que resulta na adição de gás carbônico à bebida, formando as características “borbulhas” do espumante, chamadas de Perlage. Seu teor alcoólico, geralmente, é em torno dos 11%.
O processo de fabricação dos espumantes pode ser feito de duas formas: o método chamado tradicional, Champenoise ou um segundo método, denominado Charmat. A diferença básica entre os dois é que no primeiro a segunda fermentação ocorre dentro da própria garrafa, enquanto no outro, ela acontece em tanques pressurizados e só depois a bebida é envasada. Existe ainda uma variação do método Charmat, chamado de Método Asti, usado exclusivamente na produção dos Espumantes Moscatel. Nesse método, ocorre apenas uma fermentação, que é interrompida por choque térmico quando a bebida alcança o teor alcoólico entre 6% e 10% e é então engarrafada e está pronta para o consumo. Isso gera um espumante mais doce e menos alcoólico do que os outros fabricados pelos métodos de duas fermentações.
Os espumantes podem ainda ser classificados pelo teor de açúcar (adicionado ao final do processo de produção) que possuem:
- Nature: até 3g de açúcar por litro;
- Extra-Brut: entre 3g e 8g de açúcar por litro;
- Brut: entre 8g e 15g de açúcar por litro;
- Seco ou Dry: entre 15g e 20g de açúcar por litro;
- Demi-Sec: entre 20g e 60g de açúcar por litro;
- Doce: com mais de 60g de açúcar por litro.
A escolha do espumante ideal para cada ocasião, vai depender do paladar de cada um. Mas os Nature são indicados para acompanhar carnes, peixes, frangos e pratos salgados em geral. Bruts e Secos por terem pouco açúcar são ótimos aperitivos, enquanto os Demi-Sec e Doces harmonizam muito bem com sobremesas.
A versatilidade dos espumantes não para por aí! Ainda é possível usá-los para preparar drinks e coquetéis deliciosos, alguns inclusive muito famosos como o Aperol Spritz e o Kir Royal!
Agora que você já sabe tudo sobre espumantes, não deixe de compartilhar esse artigo e até o próximo brinde!