Hi-Fi versus Screwdriver

Hi-Fi versus Screwdriver

Conheça as diferenças entre esses dois clássicos.

Um fato curioso, não só no Brasil, é a confusão que as pessoas fazem ao chamar o Screwdriver de Hi-fi. O primeiro é um clássico da coquetelaria mundial, o segundo é uma criação brasileira que se tornou muito famosa nas baladas dos anos 1960 junto com a Cuba Libre. Porém Hi-fi é com vodka e refrigerante de laranja, atualmente muito utilizada a Fanta ou Sukita, mas na época de sucesso do coquetel no Brasil, Crush era o refrigerante oficial.

O Screwdriver é um coquetel refrescante bem simples de ser feito, muito saboroso, presente em festas, bares e eventos. O sabor da laranja se sobressai ao da vodka, tornando-o perigosamente considerado como um suco “inofensivo” de laranja.

Dizem que foram 2 mecânicos holandeses que criaram o drink ao misturar vodka com suco de laranja para poderem beber na oficina e despistar o chefe. A mistura com a chave de fenda e daí o nome do coquetel (screwdriver).

Outra versão menciona o bar do Sleek Park Hotel, na Turquia quando no início dos anos 50, engenheiros americanos tomavam vodka e suco de laranja todas as noites sem exceção e quando um deles usou a chave de fenda que carregava no bolso pra mexer seu drink, surgiu o nome para o que bebiam nas terras turquesas.

O Hi Fi com certeza é brasileiro, foi inspirado no programa “Crush em Hi Fi” (1959) e o nome simboliza uma das primeiras fagulhas do rock na cultura brasileira: um programa de TV estrelado pelos irmãos Tony e Celly Campello. Exibido no Brasil na década de 60. O nome juntava a marca de refrigerante de laranja paulista, patrocinador da atração, e Hi-Fi, o nome de uma tecnologia (vindo da expressão em inglês “High Fidelity”, alta fidelidade) recém-criada na época que buscava aproximar a reprodução do som gravado ao som real. (Conheça outros drinks brasileiros)

Apesar da simplicidade destes dois drinks, quando preparados de forma correta, são simplesmente irresistíveis, cada um com sua singularidade.

A seguir, as receitas destes dois clássicos dos bares que todo bartender deve saber, além da história.

HI-FI
O que você vai precisar:

  • 50 ml de vodka;
  • Refrigerante de laranja;
  • Laranja para decorar (Opcional, porém não muito utilizado);
  • Gelo.

Modo de preparo:

  1. Este é um exemplo prático de drink montado, onde adicionamos todos os ingredientes em um copo do estilo Collins ou Highball com gelo;
  2. Misture devagar com uma colher bailarina;
  3. Finalize com uma rodela ou fatia de laranja e sirva com canudo.

SCREWDRIVER

O que você vai precisar:

  • 50 ml de vodka;
  • 100 ml de suco fresco de laranja;
  • Laranja para decorar;
  • Gelo.

Modo de preparo:

  1. Este é um exemplo prático de drink montado, onde adicionamos todos os ingredientes em um copo do estilo Collins ou Highball com gelo;
  2. Misture bem com uma colher bailarina;
  3. Finalize com uma rodela ou fatia de laranja e sirva com canudo.
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.