O coquetel brasileiro excelente para dias frios
Hoje trago para vocês uma bebida que não está na IBA, porém não deixa de ter uma grande relevância em nossa história, você bartender precisa conhecer o quentão, uma bebida típica brasileira que é muito importante em nossa cultura.
O quentão, como quase todos os coquetéis, não tem uma origem certa. Há quem diga que nasceu no interior de Minas Gerais, outros diriam que nasceu no interior de São Paulo. O nome quentão, de acordo com o Amadeu Amaral, folclorista e ator de “O dialeto caipira”, tem origem caipira.
A princípio foi criado como improviso na tentativa de reproduzir o “mulled wine” que era feito com vinho, especiarias e mel. Bebida conhecida desde o Império Romano, feita muito em Portugal e vários outros países da Europa. No Brasil nos substituímos o vinho por cachaça e o mel pelo açúcar, a receita que temos mais parecida seria a de vinho quente que só possui a diferença entre mel e açúcar.
Você que gosta de festa junina sabe que se tem tradições como: fogueira, quadrilha, milho verde. Talvez o que você não saiba é que o quentão faz parte dessa tradição e uma festa junina que não tem o quentão não é uma verdadeira festa junina.
Acredita-se que essa bebida foi criada para poder esquentar o corpo nos dias frios, sendo inicialmente feita com cachaça, gengibre e especiarias. Com o tempo houve adição de limão, laranja, entre outras frutas. O maior segredo de um ótimo quentão é a cachaça de boa qualidade, então se puder não economize na cachaça. Hoje em dia encontramos quentão de vários tipos além do tradicional, que são os quentões de morango e de vinho.
Agora ensinaremos como preparar o Quentão original. Uma consideração é que caso queira aumentar ou diminuir a receita é só manter a proporção e após sua produção faça uma coagem dele para poder servi-lo.
O que você vai precisar:
- Cachaça;
- Água;
- Açúcar refinado;
- Gengibre;
- Canela em pau;
- Cravos da índia.
Modo de preparo:
- Em uma panela adicione 500g de açúcar e deixe caramelizar, enquanto isso adicione 100 gramas de gengibre, 2 paus de canela, 8 cravos da índia e mexa um pouco;
- Quando começar a caramelizar adicione 600 ml de água e deixe por 30 minutos;
- Em seguida adicione 600 ml de cachaça e deixe ferver por mais 10 min;
- Desligue o forno e faça uma coagem;
- Está pronto seu quentão, agora só servir.