Conheça um dos mais importantes bares da história da coquetelaria.
Escrito por Marcelo Reis*
O hotel Savoy em Londres foi o primeiro hotel de luxo construído na capital inglesa. Por seus salões passaram as maiores celebridades do século XX. Os hotéis de luxo eram lugares mágicos, cheio de histórias e glamour. O Savoy não fugia à regra e seus hóspedes eram magnatas, estrelas do cinema, do teatro, renomado artistas, políticos, entre outros membros da elite britânica e mundial.
Claro que um lugar como esse precisava ter um bar. Em 1893 foi inaugurado o American Bar do hotel que logo se tornou um ponto de encontro de todas essas celebridades e também um marco da história da coquetelaria mundial.
O American Bar do Savoy foi berço de vários coquetéis clássicos como Hanky Pank, Paradise, White lady, Casino, criados especialmente pelos bartenders para hóspedes famosos . E por falar nos bartenders, os profissionais do American Bar também se tornaram celebridades. Entre os mais famosos estão Ada Coleman, uma das mulheres mais importantes da coquetelaria, e Harry Craddock, que foi o bartender mais famoso do bar autor do livro The Savoy Cocktail Book com 750 receitas de coquetéis.
Como o nome já sugere o estilo do bar é americano, com um longo balcão e bancos altos. hoje ele é um reflexo incrível da história da arte da coquetelaria britânica. Até hoje o American bar continua fazendo história e foi eleito em 2017 como o Melhor bar do Mundo na lista World’s 50 Best e o melhor do mundo 2018 no Festival Tales of the Cocktail.
Para os amantes do mundo do bar e da coquetelaria, uma visita ao American Bar do Savoy é uma experiência emocionante, pois ali está uma grande parte da história da coquetelaria.