Como fazer xarope de gengibre

Como fazer xarope de gengibre

Aprenda a preparar esse componente do famoso coquetel Moscow Mule.

O xarope de gengibre sempre foi visto como um excelente remédio caseiro para gripes, resfriados e dor de garganta, pois contém na sua composição gingerol, uma substância com potente ação anti-inflamatória, analgésica, antipirética, antiemética e expectorante.

Neste artigo você aprenderá a preparar uma base com o ingrediente que está sendo redescoberto e se tornando presente em drinks e coquetéis, entre eles, o famosíssimo Moscow Mule.

Este xarope é simples de preparar e pode ser feito em casa usando a raiz de gengibre, podendo ser adicionado limão, mel ou canela para melhorar suas propriedades e adequar aos seus drinks.

Promo conteúdo blog
GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

Faça nosso curso de Bartender e torne-se um profissional do bar.

Além disso, o gengibre tem ação antioxidante que reduz os danos nas células e ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a imunidade e melhorando a resposta do corpo às infecções.

O que o bartender precisa ficar atento:

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR
  • O xarope de gengibre não deve ser usado por pessoas com problemas de coagulação ou que estejam utilizando remédios anticoagulantes, pois aumenta o risco de sangramentos;
  • O uso deste xarope deve ser evitado por grávidas sem orientação médica;
  • Este xarope também não é indicado para pessoas com diabetes, pois o gengibre causa diminuição brusca do açúcar no sangue, levando a sintomas de hipoglicemia como tontura ou até mesmo desmaio;
  • Pessoas que têm alergia ao gengibre não devem utilizar o xarope.

Ingredientes:

  • 300g de gengibre fresco, descascados e cortados em fatias pequenas;
  • 300ml de água filtrada;
  • 500g de açúcar.

Modo de preparo:

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Transfira para uma panela antiaderente;
  3. Leve ao fogo baixo sempre mexendo por pelo menos 15 minutos após levantar fervura para que apure bem o sabor;
  4. Depois de frio, faça uma boa coagem para que ele possa ser incorporado em outras receitas, principalmente se for utilizado em sifões.

Para aqueles que forem utilizar em sifão (espuma de gengibre):

  1. Enquanto prepara o xarope, deixe hidratar 5 folhas de gelatina incolor em água gelada;
  2. Para essa finalidade o xarope deverá ser coado ainda quente e então acrescente as folhas hidratadas de gelatina e mexa até dissolvê-las;
  3. Acrescente 150ml de suco de limão;
  4. Deixe esfriar e transfira para o sifão.

Em média 400ml do preparado em sifão rende até 20 aplicações em drinks como por exemplo, Moscow Mule e deverá ser armazenado sob refrigeração, nunca congelado, por até uma semana.

Para aumentar a vida útil do xarope, não acrescente o suco de limão e assim ele poderá ser armazenado em recipientes herméticos sob as mesmas condições por até 45 dias.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.