Saiba mais sobre esse tipo de bebida fundamental na coquetelaria.
Escrito por Caetano Campisi*
Sabe aquela bebida que muita gente torce no nariz quando bebe porque é muito amarga? Muito provavelmente essa bebida é um bitter. Mas, o que poucos sabem é que ela tem um papel importantíssimo na coquetelaria e você vai saber porque lendo esse artigo.
O nome, já diz: Bitter (se pronuncia bíter) cujo significado em português é exatamente amargo. É uma bebida alcoólica que contém extrato de ervas em sua composição e durante o seu processo de fabricação tem contato com flores, frutas, ervas, raízes, cascas e algumas especiarias infundidas no álcool. O resultado final é uma bebida com aroma e sabor complexo cuja a importância você vai conhecer a seguir.
Como nasceram os bitters
A origem dos bitters está na medicina. Eram criados a partir da infusão de ervas, plantas e outros insumos com ações terapêuticas em uma base alcoólica para tratamento de diversos males. Muitas marcas eram comercializadas como medicamento.
Não existe na legislação brasileira uma categoria de bebidas chamada bitter. Na verdade, bitter é um tipo de bebida que tem a predominância do sabor amargo ou agridoce. Dessa forma, licores podem ser bitters e nesse caso serão considerados aperitivos.
Os tipos de bitters
Basicamente existem dois tipos de bitters: os potáveis e os não potáveis. Os potáveis são aqueles que você pode consumir puro. Eles também são chamados de bitters aperitivos, pois têm a característica de estimular o apetite e o paladar. Entre os mais conhecidos estão o Campari e o Fernet. São marcas que você deve ter no seu bar, pois existem pessoas que adoram. Além disso, eles também fazem parte de receitas de famosos coquetéis, como o Negroni.
Já, os bitters não potáveis são utilizados para temperar coquetéis, dar aroma, realçar sabores e dar equilíbrio. Os mais famosos são a Angostura e o Peychard. Cada um deles vai dar um toque de sabor e aroma diferenciado. Normalmente custam caro, mas você não vai usar mais dos que alguns dashes ou gotas em cada coquetel. Então, provavelmente vai durar muito tempo em sua prateleira.
O fato, é que se você experimentar um mesmo coquetel , um preparado sem o bitter e outro com, você sentirá a diferença. Por isso ele é tão importante para o bartender. Muitas vezes, será aquele detalhe, aquele toque final, que transforma um drink comum em maravilhoso e diferenciado.
Um exemplo de clássico da coquetelaria mundial listado e categorizado como Inesquecível pela IBA (International Bartenders Association) que utiliza bitter em sua composição é o Manhattan. Clique aqui para aprender como fazer.
Um bom bartender precisa ter bitters e aprender a usá-los. Na Escola do Entretenimento ensinamos como usar e fazer a diferença para quem deseja ser um bartender top, como capacidade de atender os clientes mais exigentes. Confira mais tipos de bebidas que não podem faltar no seu bar na nossa sessão, POR DENTRO DO BAR.