Saiba porque é importante ter um certificado internacional.
Escrito por Marcelo Reis*
Assim como no Brasil, a atividade de bartender não é regulamentada em outros países, de forma que não há exigência de formação e nem de certificação para você poder trabalhar. Entretanto para quem pretende trabalhar fora, será muito importante fazer um curso por aqui mesmo, adquirir um mínimo de experiência a apresentar um certificado que comprove a formação.
Entretanto esse certificado não pode ser qualquer um. Ele precisa ter validade internacional. Não adianta um certificado, por exemplo, ter um selo de alguma entidade internacional se ele não tiver uma anotação oficial do governo brasileiro. Essa anotação é feita em cartório e chamada Apostila de Haia. Caso contrário, para ser reconhecido, o documento terá que ser levado ao consulado do país no Brasil para ser oficializado.
Além do certificado, alguns estabelecimentos exigirão que você faça um treinamento ou curso local. Mas, na maioria das vezes, esses próprios estabelecimentos arcarão com os custos desse treinamento porque existe uma demanda grande por mão de obra nessa área.
As oportunidades em outros países costumam ser boas. Não é difícil conseguir trabalho como bartender fora do Brasil. O que você vai precisar mesmo é ter o visto e um certificado reconhecido internacionalmente.
Veja a seguir um vídeo sobre como trabalhar fora do Brasil.