Você conhece o mise-en-scène?

Você conhece o mise-en-scène?

Conceito usado no teatro e no cinema chega ao mundo do bar.

Escrito por Marcelo Reis*

Certamente você já ouviu falar de mise-en-place e sabe o que é (se não conhece clique aqui para saber mais). Trata-se do pré-preparo dos insumos e montagem da estação de trabalho para o início do serviço de bar ou cozinha. Mas, você já ouviu falar do mise-en-scène? Pois saiba que esse conceito está ganhando força no mundo do bar.

Criado na França no século XIX, o mise-en-scène é o planejamento e a montagem do palco e da cena em uma apresentação teatral. Esse conceito também foi exportado para o cinema e é uma preocupação fundamental dos diretores e produtores para gerar o impacto desejado no público.

O mundo do bar está intimamente ligado ao mundo do entretenimento. O bar é um local onde as pessoas vão viver boas experiências. Então, tratar o ambiente como se fosse um palco é uma estratégia fundamental para entreter o cliente e proporcionar uma boa experiência para ele.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

O mise-en-scène no bar inclui o planejamento do palco (do bar propriamente dito) e da cena (tudo que o cliente vai ver) durante o trabalho do bartender. O mise-en-scène, muitas vezes, é o que gera a magia do bar, cuidando desde a escolha das ferramentas e utensílios a partir de características estéticas, o posicionamento delas, até a forma de vestir e de se apresentar do bartender.

A maior parte dos bares de coquetéis atualmente utiliza técnicas do mise-en-scène para criar um ambiente que entretenha o cliente e colabore para uma boa experiência como, por exemplo, usar utensílios e ferramentas com design diferenciado, que estejam em sintonia com a decoração do bar, usar uniformes e roupas que também estejam no mesmo estilo e cuidar da postura do bartender. Tudo isso faz parte e compõe do mise-en-scène.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Então, que tal começar a pensar nisso? Que tal começar a usar os utensílios e posicioná-los no seu bar/palco de forma atraente? Que tal adotar um estilo de vestir e se comportar que transmita uma mensagem ou conceito para o cliente?

O bartender é um artista. Lembre-se sempre disso!

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.