Receitas com cachaça

Bartenders da rede hoteleira Louvre Hotels apresentam seis receitas com nosso destilado.

Domingo, 13 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Cachaça. A bebida é o Spirit brasileiro (clique aqui para saber o que é um Spirit) e tem regras definidas de produção para poder receber o nome de cachaça (clique aqui para saber o que realmente é uma cachaça).

O 13 de setembro foi escolhido em homenagem à data em que a cachaça foi oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, no ano de 1661.

Porém, esta legalização só foi possível depois de uma revolta popular, ocorrida no Rio de Janeiro, contra as imposições da Coroa Portuguesa, conhecida como “Revolta da Cachaça”.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Até então, a Coroa criava impedimentos para a produção de cachaça no país porque queria que a bebida fosse substituída pela bagaceira, aguardente típica de Portugal”, explica o chef  do Golden Tulip Brasília Alvorada, Silvio Lopes.   

O destilado hoje é o mais apreciado no Brasil e o terceiro mais consumido no mundo. A criação do Dia Nacional da Cachaça, em 2009, foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac).

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Para comemorar a data os bartenders dos hotéis Hotel Golden Tulip São José dos Campos, Hotel Golden Tulip Porto Vitória, Royal Tulip JP Ribeirão Preto e  Golden Tulip Brasília Alvorada elaboraram 6 receitas, com ingredientes e modo de preparo. 

  1. Maratônica (receita do Barman Cézar Melo)

Suco de Maracujá 30ml
Cachaça branca 50 ml
Água Tônica 200ml
Rodelas de Limão Siciliano
Alecrim
Gelo

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Modo de preparo:  Num copo longo, coloque gelo, o suco de Maracujá, a Cachaça, as Rodelas de Limão. Mexa bem. Complete com água tônica e decore com um galho de alecrim e as sementes do maracujá.

2. Sanja Nativa (receita do Barman Camilo Poveda)

Cachaça envelhecida 50 ml
Folhas de Manjericão (4 ou 5)
Xarope de Açúcar 30ml
Suco de Laranja 25 ml
Suco de Limão 15 ml

Modo de preparo: Coloque as folhas de manjericão e o xarope numa coqueteleira, amasse com ajuda de um socador. Adicione, gelo, Cachaça e os sucos. Bata bem. C coloque cubos de gelo num copo baixo (Rocks ou tumbler). Coe o drinque por cima e decore com rodela de limão Siciliano e um talo de Manjericão.

Este drinque harmoniza bem com frutos do mar, canapés de salmão ou peixes. Drinque aperitivo.

3. Anchieta Iced Tea (receita do Barman Camilo Poveda)

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Cachaça envelhecida 50 ml
Vodka 25 ml
Gin 25 ml
Triple sec 25 ml
Suco de Limão 15 ml
Guaraná 200 ml
Pimenta Rosa  (grãos)
Gelo

Modo de preparo: Coloque todos os destilados, o suco de limão e grãos de pimenta rosa numa coqueteleira com gelo. Bata bem. Numa taça balão com bastante gelo, coe o drinque e complete com guaraná. Decore com uma casca de laranja e os grãos de pimenta rosa restantes.

Drinque refrescante, que harmoniza bem com porções de bolinhos, croquetes e pasteis.

4. Raspadinha de melancia (receita da Bartender Silvia Batista) 

Ingredientes 

5 fatias de melancia picada sem os caroços 
1 forma de gelo picado 
1 lata de leite condensado 
cachaça a gosto 

Modo de preparo: Coloque o leite condensado, a cachaça e a melancia picada no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Em um copo, coloque o gelo picado, adicione a bebida e finalize com mais leite condensado. 

5. Caipirinha Hibiscus (receita do Barman Samuel)

½ Maracujá
½ Laranja
1 rodela de gengibre (não muito grossa para não interferir no sabor do coquetel)
Cachaça Nega Fulô

Modo de preparo: Coloque o gengibre descascado no fundo do copo. Acrescente um pouco de açúcar na ponta da colher para macerar o gengibre levemente. Ponha as laranjas e a polpa do maracujá e mais duas colheres rasas de açúcar em cima. Macere bem. Acrescente gelo e depois uma dose de cachaça. Qualquer outra envelhecida pode ser usada, assim como vodca. Mexa levemente pelas laterais. Está pronto. Esse é o ponto ideal. Não mexa demais para que não fique aguado.

6. Caipirinha tradicional (receita do Chef: Silvio Lopes)

Ingredientes:

1 limão Taiti
2 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante a gosto)
60 ml (uma dose) de cachaça branca
5 cubos de gelo

Modo de Preparo: Em um copo ou coqueteleira, coloque o limão cortado em cubos (importante desprezar a parte branca do centro do limão, que deixa sua caipirinha amarga). Adicione o açúcar e, com a ajuda de um socador, amasse bem os limões. Em seguida, adicione o gelo e a cachaça e mexa com ajuda de uma colher (bailarina) – caso faça na cockteleira, é só balançar bastante e estará pronta sua caipirinha.

Dica do chefe

Para transformar sua tradicional caipirinha em uma caipifruta e aproveitar sua branquinha (cachaça), é só usar a dica do 1/3. Um terço de fruta a sua preferência (inclusive mix de frutas), um terço de gelo e um terço de cachaça, tiro e queda para ter um drink equilibrado. Neste caso, o açúcar ou adoçante é a gosto.

Confira também as dicas do nosso Blog para fazer uma boa caipirinha.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.