Definir um perfil pode ser muito importante para determinados negócios
Qual estilo de bartender você é ou deseja ser? Já pensou sobre isso? Já viu como isso pode ser importante na sua carreira?
Sim, o bartender é também um artista. Ele é um profissional que serve pessoas e também utiliza a sua imagem e comportamento como forma de comunicação com o público. Cada tipo de estabelecimento recebe determinado tipo de pessoas e ter um perfil adequado será muito importante.
Então, uma das perguntas mais comuns para quem está ingressando na profissão é o que fazer primeiro. Será que você deve adotar comportamentos e visual adequado ao local em que pretende trabalhar, ou será que é você que deve escolher o local onde deseja trabalhar já de acordo com o seu perfil?
Essa, sem dúvida, é uma boa pergunta. A resposta vai variar de acordo com a sua personalidade. Se você é uma pessoa pouco flexível, ou seja, não gosta de abrir mão do seu estilo de vida, das coisas que você gosta de usar, da forma como se veste, corte de cabelo, entre outras coisas, é melhor já procurar um lugar para trabalhar que tenha exatamente o seu perfil.
Mas, se você é o que muitos chamam de “camaleão”, ou seja, tem capacidade de se adaptar aos vários cenários e ambientes, pode trabalhar onde surgirem ofertas e se adequar ao estilo do local.
Basicamente existem dois tipos de lugares para trabalhar: aqueles que também buscarão pessoas que já tenham o estilo desejado e os que vão procurar apenas um bom profissional, independente da sua aparência. Vale ressaltar que aparência não tem nenhuma ligação com beleza, mas com estilo.
O empresário Richard Laver já foi dono de estabelecimentos com perfil diferente e ressalta como é importante a adequação.
O profissional tem que entender o estilo da casa e fazer parte dele, especialmente os bartenders.
Richard Laver
Então, existem lugares que, já no processo seletivo, vão descartar profissionais que não se encaixem com suas exigências, e isso inclui várias coisas como idade, gênero, visual, comportamento, etc… Nesse caso, não importará se você é o melhor bartender do mundo, o principal será que você se encaixe no perfil do ambiente. Entre esses lugares estão principalmente casas noturnas, boates, bares temáticos, onde a composição do ambiente e a seleção de uma equipe de trabalho dentro do “conceito” do negócio seja primordial.
Mas, existem lugares que não têm construção de ambiente como principal estratégia de marketing. Nesses lugares o que vai contar é a qualidade do seu serviço. Então, você pode ser jovem, mais velho, clássico, contemporâneo. Não importa. Esses locais vão te dar um avental e pronto, faça o seu trabalho desde que cumprindo a regras básicas do bom atendimento. Entre esses locais estão hotéis e bares que não são temáticos, enfim, lugares que recebem todo tipo de público.
Agora você já pode fazer a sua escolha. Vai ser um bartender que se adapta ao ambiente ou um bartender que já buscará trabalhar em um ambiente que tenha a ver com a sua personalidade. Isso é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes no inicio da carreira. Em outro artigo vamos falar mais sobre estilos e como definir e valorizar o seu.