Saiba o que são e para que servem.
Escrito por Marcelo Reis*
A palavra xarope vem do árabe, sharab, que significa poção. Os xaropes eram poções preparadas pelos antigos alquimistas que tinham como característica principal a elevada presença de açúcar. Eram criados para fins medicinais e muitos eram considerados poções mágicas. O açúcar, era acrescentado para dar um gosto agradável e também para conservar. Quando presente em uma solução em percentual de 85% o açúcar age como um conservante devido ao efeito osmótico. Por isso sua inclusão na receita era fundamental.
Os xaropes passaram a ter papel importante na medicina até chegar na coquetelaria, onde são utilizados em coquetéis para adoçar e, ao mesmo tempo, conferir sabores diferenciados.
Tipos de xaropes
Os xaropes podem ser simples ou saborizados. O xarope simples é o composto apenas de uma mistura de água e açúcar. O saborizado possui acréscimo de componentes para adicionar sabor.
Quando acrescidos de álcool, os xaropes se transformam em licores. Quando acrescidos de soda, tornam-se refrigerantes. A maioria dos refrigerantes são xaropes gaseificados. O primeiro refrigerante fabricado pelo ser humano foi o shrub.
Benefício dos xaropes na coquetelaria
Para os bartenders e mixologistas, o uso do xarope traz inúmeras vantagens. É difícil conseguir uma medida exata de açúcar usando uma colher. Por isso, os coquetéis feitos com açúcar refinado podem apresentar variações. Quanto o bartender usa o xarope, a precisão aumenta e o drink sai com o mesmo teor de doçura todas as vezes que for preparado.
Outra vantagem é adoçar o coquetel de forma mais homogênea. O açúcar refinado não dilui no álcool. Por isso, por mais que o bartender mexa, ele nunca diluirá totalmente em uma bebida alcoólica.
Xaropes industrializados e artesanais
Você pode comprar xaropes prontos industrializados. Entre os fabricantes mais conhecidos estão Monin e 1883. Mas você também pode preparar os seus próprios xaropes. Confira nossos artigos sobre xarope simples e xaropes saborizados para saber como.
Entre os xaropes saborizados mais utilizados na coquetelaria estão os xaropes de grenadine, gengibre, cramberry, limão siciliano e maçâ verde.
Assista a seguir um vídeo explicando mais sobre xaropes e ensinando como fazer um xarope de morango.