O que é perfect serve

O que é perfect serve

Saiba o significado e por que é importante que você aprenda sobre isso.

Escrito por Marcelo Reis*

Quando os fabricantes criam bebidas, geralmente sugerem como elas devem ser servidas para que o consumidor possa ter a melhor experiência ao beber. As sugestões incluem cuidados como o copo ideal a ser utilizado para servir, a temperatura na qual a bebida deve ser servida, o tamanho e quantidade de gelo no copo, as guarnições e até o melhor momento para servir. Isso é o que o mercado chama de perfect serve

O fabricante também pode sugerir uma receita de coquetel feito com a bebida e acompanhamentos que combinem perfeitamente com ela, complementando ou realçando sabores e aromas.  Enfim, o perfect serve é um conceito amplo de formas recomendadas pelos fabricantes para proporcionar as melhores experiências com suas bebidas.

Como o perfect serve deve ser aplicado no bar

O perfect serve não é um conceito utilizado apenas para bebidas industrializadas. Ele pode ser aplicado no bar, no preparo de coquetéis. Para isso, basta o bartender ou mixologista seguir um conjunto de práticas e procedimentos recomendados para proporcionar a melhor experiência para o cliente.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

A seguir você vai conhecer quais são esses cuidados essenciais que o profissional do bar deve ter ao preparar e servir qualquer coquetel.

Cuidados na escolha dos ingredientes

Claro que um coquetel perfeito dependerá muito da qualidade dos ingredientes usados. Então, procure usar bons produtos. Trabalhe sempre com ingredientes frescos, tenha cuidado com os prazos de validade e, principalmente, com a higienização de frutas e folhas. Lave tudo antes de usar.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Escolha bem os produtos no mercado. Evite sucos industrializados. Se usá-los, verifique a procedência e trabalhe com fornecedores de confiança.

Cuidados na compra e armazenagem

Não trabalhe com produtos de procedência duvidosa. Confira a autenticidade de todos os produtos e se possuem os registros e selos de aprovação dos õrgãos governamentais. Não trabalhe com bebidas e produtos clandestinos.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Guarde os produtos conforme a recomendação do fabricante. Deixar bebidas alcóolicas destiladas abertas, por exemplo, compromete a qualidade, pois o álcool evapora rapidamente. Por isso, mantenha suas garrafas fechadas. Se elas estiverem com as biqueiras, lacre-as com filme plástico após o uso. Guardar as bebidas adequadamente significa manter a qualidade do produto por mais tempo.

Como cuidar da sua aparência

A aparência do bartender também influi na qualidade do seu serviço. Unhas sujas podem aumentar os riscos de contaminação de alimentos e transmitir doenças. Então, tome cuidado com suas unhas, que devem estar sempre limpas e bem cortadas.

Cuide da sua roupa, que deve estar sempre limpa e bem passada e arrume seus cabelos. Não importa se são longos ou curtos, cabelos devem estar limpos e bem tratados e cuide da sua barba, se tiver. Mantenha-a limpa e bem cortada. Enfim, cuidar da aparência não é apenas vaidade, é segurança para o cliente e certeza de um coquetel perfeito livre de qualquer contaminação.

Escolha o copo certo

A preparação de um drink perfeito inclui a escolha do copo certo para servi-lo. O copo terá influência direta na percepção e na degustação do cliente. Antes de escolher o copo, certifique-se de que estão perfeitamente limpos.

Quando for manusear o copo, procure segurá-lo sempre pelo corpo e evite colocar seus dedos na borda onde o cliente colocará a boca.

Cuidado com o gelo

O gelo pode ser o herói anônimo ou o vilão de um drink. E isso é verdade! Ele precisa ser do tamanho certo ao tipo de drink. Os drinks que serão apreciados lentamente necessitam permanecer gelados por bastante tempo, sem ficar aguados. Por isso, dê preferência para pedras de gelo grandes. Já, os drinks refrescantes, tropicais, que serão tomados mais rapidamente, podem receber pedras de gelo menores e até gelo triturado.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Então, use a quantidade certa de gelo. Para gelar o drink na coqueteleira, encha pelo menos 3/4 dela com o gelo. Use pedras grandes. Pedras pequenas quebram facilmente e vão aguar o drink durante o seu preparo. Ao colocar o gelo no copo, encha até a boca para que o gelo não fique “boiando” no copo quando você servir o drink.

Cuidado com a quantidade

Na hora de preparar o drink, tome cuidado com as proporções de cada ingrediente. Isso é fundamental para manter o equilíbrio e preservar o sabor original da receita. Para preparar drinks de alto padrão, use sempre o dosador e evite fazer o free pouring. Se o cliente for alguém que conhece o coquetel que você está preparando, ele vai conhecer o sabor, então, se tiver algo fora do padrão, ele perceberá.

Nunca encha o copo ou taça até a boca. Deixe sempre uma margem de 1/4 de polegada entre a borda do copo e a bebida. Isso evitará o derramamento quando você servir o drink ao cliente e ele começar a beber.

Escolha bem as guarnições

Se for usar uma guarnição ou decoração (saiba mais sobre a diferença entre elas em nosso artigo sobre o tema) tome cuidado com a aparência. A visão é o primeiro sentido a ser impactado na apreciação de um drink. Portanto, exige atenção especial. Por isso, escolha guarnições em perfeito estado e descarte as que estão passadas ou com aparência ruim, pois elas vão contribuir para a sensação de frescor, aromas e sabores.

Não coloque guarnições aleatoriamente. Não coloque hortelã em tudo e muito menos espumas. Toda guarnição deve ter uma função conforme o propósito do coquetel. As guarnições são utilizadas para conferir algum sabor, aroma ou sensação adicional, ou mesmo realçar sabores já presentes no coquetel, mas de uma forma consciente e adequada.

Como servir adequadamente

A etapa final do perfect serve é a entrega do drink. Coloque o guardanapo de papel no balcão e o copo ou taça em cima dele. Após fazer isso, ofereça o canudo descartável, se o drink pedir canudo para ser degustado (sim, muitos drinks exigem canudo).

Se o canudo for um item, de fato, obrigatório no drink (em muitos casos é), o bartender pode servir o coquetel já com o canudo dentro (colocar o canudo já dentro do copo significa dizer para o cliente, “olha, esse drink precisa ser tomado com canudo”). Use canudos adequados e corte-os no tamanho certo, de acordo com o copo. Por fim, retire a embalagem do canudo mas deixe a ponta onde o cliente vai beber ainda coberta para garantir que não houve qualquer contato com sua mão.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.