Saiba as característica que fazem um bom profissional do bar.
Qualquer pessoa pode fazer um curso e se tornar um profissional em uma determinada área. Mas, isso não significa que será uma boa profissional. Essa mesma regra vale para a profissão de bartender. Fazer um bom curso é importante, mas nunca será o suficiente.
Por isso, nem sempre o primeiro aluno da turma se torna o mais bem sucedido. Nem sempre quem fez uma infinidade de cursos consegue o sucesso. Para atingirmos nossos objetivos e nos destacarmos em uma profissão, precisamos ter o que chamamos de Talento.
O que é talento?
Talento é uma conjunção de três coisas: o conhecimento, a habilidade e o comportamento. Quando um profissional tem isso tudo ele se torna completo e pode ser chamado de talento. Entre essas três coisas, o conhecimento talvez seja a mais fácil de adquirir.
Todas as pessoas podem adquirir conhecimentos. Basta estudar, pesquisar, fazer um curso ou mesmo aprender com alguém. Para isso a pessoa precisa ter apenas um pouco de disciplina e vontade. Mas, além dos conhecimentos, o profissional precisará desenvolver as habilidades necessárias para o exercício da atividade.
A habilidade é aquilo que adquirimos com o treino e a prática. Isso também todos podem conseguir, basta ter perseverança e também disciplina. A habilidade permitirá que façamos aquilo que aprendemos de forma rápida e eficiente. Mas também não vai garantir que tenhamos sucesso. Vai faltar uma última coisa, o comportamento.
O comportamento é a maneira como agimos diante das situações e nos relacionamentos com outras pessoas. Muitas vezes é uma característica da personalidade e, por isso, muito difícil de adquirir ou mudar. Para ter sucesso como bartender é preciso alguns comportamentos fundamentais. Vamos conhecer quais são.
A lista de comportamentos que um bartender deve ter
Gostar de pessoas. Um bartender precisa gostar de gente. Isso significa se preocupar com elas. Um bartender tem que atender com o mesmo empenho e atenção um amigo ou um desconhecido. Tem que servir com o mesmo cuidado pessoas que ele conhece e quem ele nunca viu na vida. Resumindo, um bartender precisa gostar de servir e isso é um ato de amor. Não podemos servir apenas pelo dinheiro. Temos que servir porque gostamos de fazer isso e entender que a recompensa é uma consequência.
Ser simpático e atencioso. Existem muitos bartenders arrogantes e pouco cordiais com os clientes. Isso em alguns lugares tem se tornado um padrão. Mas, a arrogância nessa profissão é algo absolutamente indesejado e que vai contra o principio básico da atividade de bartender, que é o acolhimento. Na maioria dos empreendimentos que se preocupam com a qualidade do atendimento, esse tipo de profissional dificilmente terá emprego.
Organização. O bar é uma linha de montagem onde tudo tem que estar no lugar certo. Um bartender desorganizado e bagunçado comprometerá todo funcionamento do bar. A organização começa com o mise-en-place, continua durante o trabalho e termina no fechamento do bar, quando tudo deve ser limpo e guardado.
Limpeza e higiene. Um bartender que não têm o hábito da limpeza também dificilmente terá sucesso. A limpeza é fundamental para o exercício da profissão que possui rigorosas normas de higiene para garantir a qualidade do serviço e a saúde do cliente.
Boa informação. Todos os dias surgem novidades no mundo do bar e das bebidas, novas tendências e produtos. Quem deseja ser bartender precisa estar antenado e buscar a informação constantemente. Só assim a pessoa se desenvolverá e se tornará respeitada e diferenciada.
Posso ser bartender mesmo sem ter alguma dessas características?
Sim, você pode ser bartender mesmo que julgue não ter algumas dessas características comportamentais. É difícil adquirir ou mudar comportamentos? Sim, é difícil, mas não impossível. Comportamentos muitas vezes são oriundos de maus hábitos.
Então para mudar comportamentos, precisamos criar novos hábitos. Tratar pessoas sempre com cordialidade, é um hábito. Manter as coisas no seu devido lugar, é outro hábito. Ler jornais e buscar informação sempre é mais outro hábito. Cuidar da nossa higiene e limpeza do ambiente também é hábito. Cultive esses hábitos e você terá tudo que precisa para se tornar um talento.