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Como organizar uma degustação de vinhos

Aprenda como criar uma experiência envolvente para seus clientes e amigos.

Organizar uma degustação de vinhos pode ser uma experiência muito interessante. Ela pode ser realizada como uma forma de socialização entre amigos ou estar ligada à uma estratégia de vendas e fidelização em uma loja, bar, bistrô, restaurante, entre outros estabelecimentos que vendam vinhos.

O universo dos vinhos é vasto e fascinante, repleto de história, tradição e uma infinidade de sabores e aromas. Por isso gera tanto interesse nas pessoas. Todo mundo tem vontade de aprender a diferenciar um bom vinho de um vinho ruim, saber como escolher um rótulo no mercado, com que tipo de prato irá combinar melhor e, claro, desfrutar de bons momentos sozinho ou acompanhado.

Esse universo começa nas vinhas, que são os lugares onde as uvas são plantadas. Uma vinha possui características próprias tais como tipo de solo, clima e altitude que irão afetar as características do vinho. Por isso, um vinho produzido em uma determinada região será sempre diferente de outro produzido em outras vinhas, mesmo que tenham sido feitos com um mesmo tipo de uva.

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O tipo de uva é outro intem que determina as características do vinho. As uvas podem ser do tipo vitiviníferas, que são as consideradas melhores para produção de vinhos de qualidade, e as uvas de mesa, que geram vinhos menos nobres. Entre as vitiníferas mais conhecidas estão Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Syrah.

Por fim, o processo de vinificação e o tipo de vinho gerado, que pode ser branco, tinto, rosé, espumante, etc… amplia ainda mais o universo de possibilidades.

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Então, o ideal é que a degustação aborde um tema específico para não se perder neste enorme universo. Por exempo, tipos de vinhos de uma mesma região ou de um determinado tipo de uva é um tema interessante que vai ajudar a definir uma amostra para a degustação.

Além do tema, a degustação também deve ter um objetivo, que pode ser, por exemplo, educativo. Nesse caso, a degustação tem como objetivo de aumentar o conhecimento dos convidados sobre a cultura do vinho. Outro objetivo interessante para uma degustação pode ser catalogar as preferências de sabor de cada participante e assim, definir o chamado enoperfil de cada um. Conhecer o enoperfil ajuda o consumidor a identificar e escolher um vinho que mais lhe agrade em uma lista de opções. Por exemplo, na hora de escolher um rótulo para comprar em uma loja ou pedir em um restaurante.

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Por fim, o objetivo da degustação pode ser apenas uma oportunidade de socializar com amigos e, mesmo que seja só isso, já será uma experiência interessante.

Então, uma vez escolhido o tema e o objetivo, o próximo passo é fazer a lista dos vinhos que serão degustados. Procure incluir diferentes estilos, preços e níveis de complexidade para uma experiência mais diversificada. Uma degustação geralmente inclui de 4 a 8 vinhos diferentes, dependendo do tempo disponível e do tamanho do grupo. Certifique-se de que a quantidade de vinho seja suficiente para que todos possam provar e apreciar adequadamente.

Em uma degustação de vinhos, a quantidade mínima de vinho servida na taça pode variar, mas geralmente é recomendado servir entre 50 e 100 mililitros (ml) por vinho. Sendo assim, uma garrafa de vinho de 750ml tem capacidade de servir 15 pessoas usando-se a medida mínima de 50ml na degustação. Essa quantidade é suficiente para que os participantes possam avaliar visualmente a cor do vinho, sentir os aromas e saboreá-lo adequadamente. Se forem servidos 8 vinhos na degustação, cada convidado irá beber algo em torno de 400ml de vinho, o que daria aproximadamente uma garrafa.

Esses cálculos são fundamentais para definir o custo da degustação. Digamos que o organizador compre 8 vinhos com preço médio de R$ 200,00 a garrafa. Ele gastaria R$ 1.600,00 em vinhos. Se o número de participantes for 15 o custo por convidado será de aproximadamente R$ 100,00. Somando os custos adicionais tais como a água mineral, pães para limpar o paladar, entre outros, podemos ter um valor de R$ 120,00 por pessoa. Então, o organizador pode cobrar um custo de R$ 170,00 pela experiência, auferindo um lucro de R$ 750,00 com o evento.

Outro ponto importante é ter taças de vinho adequadas para a degustação. As taças de vinho tinto são maiores e mais bojudas, enquanto as taças de vinho branco são menores e mais esguias. Idealmente, cada convidado deve ter uma taça para cada vinho a ser degustado. Mas isso não é obrigatório, desde que você disponha de água para enxaguar as taças entre cada vinho. Também pode ser útil ter papel e canetas para que os participantes possam fazer anotações sobre cada vinho.

Oferecer algumas opções de alimentos para acompanhar a degustação de vinhos é uma boa ideia. Pense em queijos, pães, frutas ou outros petiscos que harmonizem bem com os vinhos selecionados. Aliás, a harmonização pode ser um complemento da experiência.

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Forneça o máximo de informações sobre os vinhos que serão apresentados. Prepare notas de degustação ou folhetos com informações sobre cada vinho, como a região de origem, a variedade de uva, as notas de sabor e aroma, além de informações sobre a vinícola. Isso ajudará os convidados a aprender mais sobre os vinhos que estão degustando.

Dê algumas instruções básicas aos participantes sobre como avaliar visualmente, olfativamente e gustativamente o vinho. Explique termos como cor, aroma, corpo e sabor, e encoraje-os a compartilhar suas opiniões e impressões sobre cada vinho.

Então, mãos a obra e boa degustação.

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Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.