O kit básico do mixologista

O kit básico do mixologista

Veja os principais utensílios utilizados por esses profissionais.

Escrito por Marcelo Reis*

O mixologista é quase um artista. Na arte de produzir coquetéis de alto padrão, surpreendentes e diferenciados ele pode utilizar diversos equipamentos. Neste artigo vamos apresentar alguns dos mais utilizados por estes profissionais e para que servem.

Vamos começar listando os utensílios básicos, que servem não apenas para mixologistas, mas para bartenders de maneira geral. O kit básico indispensável começa com a coqueteleira, símbolo do bar e do bartender. Nela o mixologista irá misturar os componentes que fazem parte da receita.

Mas, nem todo coquetel deve ser batido em uma coqueteleira. Existem coquetéis em que os componentes são apenas mexidos em um recipiente chamado mixing glass. O mixing glass, portanto, é um utensílio muito utilizado pelos mixologistas.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

A colher bailarina é outro utensílio indispensável. É uma colher longa que facilita não apenas o trabalho de pegar insumos como açúcar e outros granulados, como também facilita o trabalho de mexer.

O macerador, ou socador, é outro utensílio indispensável utilizado para esmagar frutas e sementes.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Por fim, o último utensílio do que chamos um kit básico é o dosador, ou jigger. Ele é utilizado para medir as dosagens de forma precisa durante a preparação de um coquetel.

Agora, vamos conhecer outros utensílios importantes para o mixologista.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
  1. Liquidificador: Usado para misturar ingredientes como frutas, iogurte e gelo para fazer bebidas como smoothies e frozen cocktails.
  2. Formas de Gelo: Para produzir gelo em formatos e tamanhos diferentes valorizando o visual dos coquetéis.
  3. Máquina de Espresso: Usada para fazer café expresso para uso em bebidas como martini espresso.
  4. Aparador de Gelo: Usado para aparar blocos de gelo em formas personalizadas para dar um toque especial à apresentação do coquetel.
  5. Sifão de Espuma: Usado para criar espumas, mousses e outras texturas leves e espumosas que podem ser usadas para enfeitar ou decorar coquetéis.
  6. Sifão de Carbonatação: Usado para carbonatar bebidas, como água e refrigerantes, para usar em coquetéis.
  7. Pistola ou defumador para fazer bolhas defumadas em drinks. Defumar coquetéis se tornou uma prática muito utilzada pelos mixologistas. Para conseguir esse efeito existem vários tipos de equipamentos, desde os mais simples de madeira até pistolas automatizadas.

Esses são apenas alguns exemplos de equipamentos usados por mixologistas. Dependendo do tipo de bar ou restaurante e do menu de coquetéis, podem ser usados outros equipamentos especializados para criar bebidas únicas e inovadoras.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.