You are currently viewing Conheça a colher bailarina

Conheça a colher bailarina

Saiba a sua importância e como escolher a sua.

Escrito por Marcelo Reis*

A colher bailarina é um dos utensílios mais importantes do bar junto com a coqueteleira e o dosador. Ela faz parte de um kit básico do bartender. A sua importância é muito grande. O tamanho alongado permite que o bartender mexa os drinks com facilidade para misturar os ingredientes.

Mas não é só isso. A bailarina, também chamada de colher de bar, tem muitas outras utilidades. Na extremidade oposta à concha, ela pode ter outros instrumentos. O mais comum é um pequno muddler, uma chapa de metal redonda usada para macerar folhas, especiarias e dissolver pequenos grãos. Esse tipo de colher teve origem no século XIX e antes de ser incorporada no mundo do bar, era usada pelos farmacêuticos.

Além desse modelo, com o muddler em uma das extremidades, existe um outro com um garfo que serve para espetar frutas. Por fim, existe ainda uma última opção com uma pequena ponta de plástico ou metal arredondada que serve para puxar algum elemento do fundo do copo ou possibilitar mexer um drink quando o copo está cheio de gelo.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Sim, dificilmente você conseguirá levar a concha da bailarina até o fundo de um copo longo cheio de gelo. Nesses casos, usa-se a outra extremidade com essa pequena ponta de plástico ou uma esfera de metal para mexer o coquetel. Este modelo de bailarina é realmente o mais útil para o bartender, mas o ideal é que você tenha os três para poder atender todas as necessidades durante a elaboração de um drink.

Compartilhe:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.