As cervejas mais vendidas no mundo

As cervejas mais vendidas no mundo

Ranking revela uma supresa que pouca gente imagina.

Quando se fala em cerveja, muita gente se acha especialista, mas você seria capaz de dizer qual a cerveja mais vendida no mundo? Pois muito pouca gente vai acertar. A razão é simples. A cerveja mais vendida no mundo é quase desconhecida no Brasil e suas vendas se concentram praticamente em apenas um país, a China. Alías, a China não apenas tem a primeira do ranking, como também a segunda e a terceira colocadas.

Duas marcas brigam pelo primeiro lugar ao longo dos últimos anos, a Tsingtao e a Snow Beer. A Tsingtao é fabricada na China pela companhia homônima Tgsintao Brewery. Ela é uma das mais antigas cervejarias do país, fundada em 1903. Ela foi uma empresa estatal por muito tempo, mas foi privatizada nos anos 90 e chegou a ter como sócio a nossa Ambev, que vendeu sua participação em 2006.

A Snow Beer é fabricada pela CR Snow (China Resourcers Enterprises) que é uma joint venture com a britânica SABMiller. É uma marca relativamente nova, mas com um crescimento surpreendente. Em 2011 a empresa adquiriu outras importantes companhias asiáticas e teve um crescimento enorme passando a ocupar as primeiras posições do ranking.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

A terceira representante chinesa é a Yanjing, fabricada pela Beijing Yanjing Breewery. É a cerveja mais consumida na capital chinesa com aproximadamente 80% do mercado na cidade.

A razão das cervejas chinesas serem as mais vendidas no mundo é a mesma que faz dos whiskies indianos também os líderes do ranking em seus segmentos. A China e a India são os países mais populosos do mundo. Os dois juntos representam aproximadamente 1/3 da população mundial. Por isso, qualquer produto que seja muito vendido nesses países, automaticamente será um dos mais vendidos no mundo.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

O Brasil aparece no ranking com a sua Skol, mas a origem da marca não é brasileira. A Skol foi criada pela cervejaria dinamarquesa Carlsberg e a brasileira Ambev tem a licença de fabricá-la por aqui. Ela é a marca de cerveja mais valiosa no Brasil.

Veja a seguir o ranking das cervejas mais vendidas no mundo (a ordem pode variar de ano para ano). Os dados abaixo são de 2021.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

1. Tsingtao (China)

Divide com as outras duas marcas chinesas o título de número 1. A posição de líder do ranking varia de ano para ano. É a mais exportada na China.

2. Snow Beer (China)

Já foi a número 1 e disputa o posto com a Tsingtao.

3. Yanjing (China)

A mais consuminda na capital chinesa com 85% do mercado da região.

4. Heineken (Holanda)

É uma das marcas de bebidas mais valiosas do mundo com investimentos pesados em publicidade. Na Europa, patrocina o torneio de futebol mais importante do continente, a Champions League.

5. Budweiser (EUA)

Se a Heineken é a marca de cerveja mais poderosa da Europa, a Bud é a mais poderosa nos EUA patrocinando os mais importantes torneios esportivos no país, como a NBA.

6. Bud Light (EUA)

A versão light da Bud é um sucesso de vendas sendo a cerveja mais consumida dos EUA. Globalmente, perde para a sua irmã, a Bud tradicional, que é exportada e produzida em outros países, como o Brasil.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

7. Corona Extra (México)

A principal cerveja mexicana é um sucesso mundial e também faz parte do portfolio da gigante multincacional Belga-brasileira Anheuser-Busch InBev

8. Skol (Brasil)

A brasileira Skol, da Ambev, que faz parte da gigante Inbev, é a marca de cerveja de maior valor no Brasil e também a mais vendida. Foi pioneira em diversas inovações como a latinha de folha de flanders nos anos 70 e depois, a de alumínio na década seguinte,

9. Coors Light (EUA)

A americana Coors disputa com a Bud o título de mais vendida nos EUA. A marca pertence ao grupo Molson Coors Breewing Company. A fábrica da companhia no Colorado é a maior do mundo em um único local.

10. Erdinger (Alemanha)

A Erdinger é a maior produtora de cervejas de trigo no mundo e sua Erginger Weiss é a décima da lista das mais vendidas mostrando que esse tipo de cerveja está entre as mais amadas e consumidas.

Confira o ranking dos uísques mais vendidos no mundo

Para quem é bartender ou dono de bar é importante conhecer esse ranking, afinal, tratam-se de marcas líderes no mercado em vendas. Tê-las em seu bar é sempre importante porque são referências e normamente investem bastante em marketing, inclusive em apoio aos estabelecimentos.

Confira a video-aula da nossa escola sobre as cervejas mais vendidas no mundo.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.