Saiba como escrever uma criação na história.
Se você está começando na carreira de bartender, com certeza já deve ter se perguntado, “como eu posso fazer um coquetel criado por mim ser famoso”? Sim, essa é pergunta que todo mundo faz. Afinal, existe alguma receita para fazer isso? Neste artigo vamos te dar algumas dicas para conseguir criar um coquetel de sucesso e escrever o seu nome na história.
Os caminhos para conseguir tornar um coquetel famoso começam, claro, pela receita. Obviamente o coquetel precisa ser bom e existem duas formas de se obter isso. A primeira é a busca da harmonia. Um bom coquetel não deve ser nem muito doce e nem muito amargo, deve ser equilibrado, ter complexidade de sabores e proporcionar uma experiência marcante para as pessoas.
A outra forma de se criar um coquetel chama-se direção. Isso quer dizer que você terá uma missão de criar um coquetel com características específicas para atender uma demanda. Então, ele pode puxar mais para um determinado tipo de sabor ou ter características que irão agradar o gosto de um cliente ou clientes específicos.
Um exemplo de direção foi a criação da Piña Colada. Segundo a história mais plausível para sua criação, a Pina teria sido criada pelo bartender Ramon Monchito Perez a pedido do gerente do Hotel Hilton em Porto Rico, nos anos 50. O gerente pediu que ele fizesse um coquetel tropical que agradasse os clientes exigentes do hotel. Ramon misturou compontentes típicos dos trópicos, começando pelo Rum. Ao famoso destilado foi acrescentado abacaxi e creme de coco. A mistura foi um sucesso e o coquetel se tornou um clássico adorado em todo mundo. (clique aqui para saber mais sobre a história da Pina Colada)
Mas, prepare-se. Quando você criar um coquetel famoso, muito provavelmente alguém vai querer se aproveitar da sua ideia e dizer que é o pai da criança. Isso aconteceu com a Pina Colada, que tem sua criação reivindicada pelo bartender Ramon Mingot do restaurante Barrachina, também em Porto Rico, no início dos anos 60. Existe até uma placa no restaurante com a informação “aqui foi criada a Pina Colada”. Mas, sinceramente, a única coisa que Mingot fez foi estragar a receita original da Pina acrescentando leite condensado.
Agora, se você quer que seu coquetel se torne famoso rapidamente, arrume um bom garoto ou garota propaganda. Isso é o que aconteceu com uma boa parte dos coquetéis clássicos que se tornaram famosos por estarem de alguma forma associados a personalidades importantes ou celebridades.
Muitas vezes a sorte vai bater na sua porta. Isso significa você estar na hora certa, no lugar certo. Nem sempre isso acontece de maneira planejada, mas por mero acaso. Então, nessa hora, você precisa saber aproveitar o momento. Vamos dar um exemplo comum. Você trabalha em um bar ou está fazendo algum evento. De repente, entre os clientes está alguém famoso, uma celebridade, aquela pessoa que exerce grande influência sobre as outras. Essa pessoa chega no bar e te pede um drink. Então, essa pode ser a grande oportunidade para mudar sua vida e criar um coquetel que viralize e se torne famoso.
Muitos bartenders que escreveram seus nomes conseguiram isso por caírem nas graças de pessoas influentes. A história da coquetelaria é repleta de bartenders que se tornaram famosos porque atendiam clientes famosos para os quais criaram coquetéis exclusivos. Então, se você for competente e aproveitar uma oportunidade como essa, sua vida pode mudar. Imagine uma foto sua com a celebridade, ou ela sozinha tomando o coquetel que você criou especialmente para ela. Todo mundo vai querer experimentar e reproduzir a sua criação.
Claro que de nada adianta aproveitar a oportunidade se você não souber dar publicidade para isso, ou seja, fazer a sua foto com a celebridade e postar em todas as redes sociais. Claro, que isso só deve ser feito com a autorização da pessoa, pois, caso contrário, você pode ter mais problemas do que resultados. Portanto, ter senso de oportunidade é fundamental. Oportunidades podem acontecer para todos. Esteja pronto para aproveitá-las.
Assim, nasceu, por exemplo, o Negroni, famoso coquetel criado para o Conde Camilo Negroni no bar Casoni em Florença, Itália. Em Paris, muitos famosos visitavam o Harry´s New York Bar, e por isso, vários coqueteis que entraram para a história foram criados pelo dono desse icônico bar para homenagear celebridades.
Outro bar que é uma Meca da coquetelaria é o American Bar do hotel Savoy em Londres. A lista de coquetéis famosos criados nesse lugar pelos seus head bartenders para atender os ilustres hóspedes é enorme. Um dos mais famosos é o Hanky Panky, criado por Ada Coleman a pedido do ator comediante inglês Charles Hawtrey no início do século passado.
Então, lembre-se, de nada adianta você criar um coquetel maravilhoso se ele não tiver alguém para fazer a sua propaganda. Não adianta você dizer que o coquetel é muito bom. Quem tem que dizer isso é o cliente. Se for algum tipo de influenciador, a sua estrada para a fama estará aberta. Aproveite!
Por fim, existe uma última forma de você tornar sua criação conhecida: participar de concursos e ter a sorte de seu coquetel ser o vencedor. Esse foi o caso do Sex on the Beach. O famoso coquetel foi criado pelo bartender Ted Pizio, funcionário do bar Cofetti`s, na Flórida, para participar de um campeonato de coquetéis promovido pela distribuidora do Licor de Pêssego. A ideia era premiar o bartender que criasse a melhor receita. Ted criou o Sex on the Beach e entrou para a história.
Então, agora que você já sabe as dicas, vá em frente. Aprofunde cada vez mais seus conhecimentos na criação de coquetéis, trabalhe em locais bem frequentados e participe de torneios. Uma hora a sorte pode bater na sua porta.