Conheça os licores que não podem faltar no seu bar.
Escrito por Marcelo Reis*
Os licores são componentes importantíssimos na coquetelaria. São usados em muitos coqueteis para adoçar, conferir cores, aromas e sabor. Também podem ser apreciados puro, na maioria das vezes, após as refeições, como digestívo.
Os licores podem ser feitos de frutas, café, chocolate, creme, flores, nozes, mel, uísque e ervas. Então, nesse artigo, você vai conhecer alguns que não podem faltar no seu bar conforme seus tipos.
Triple sec
Esse é o licor número 1 do bar, é um licor de frutas feito com cascas de laranja. A marca mais famosa é o Cointreau. Está presente em diversas receitas de coquetéis para adoçar e dar um toque cítrico. Se você quiser saber mais sobre o Triple Sec, veja nosso artigo Saiba o que é Triple Sec.
Curaçao
Este também é um licor feito com cascas de laranja. O Curaçao foi o precursor do Triple Sec. Ele é apresentado em várias cores, por isso, é muito usado em coquetéis para dar cores surpreendentes. O Curaçao original se escreve com “o” no final. Mas existem marcas de outros fabricantes cujo nome se escreve Curaçau.
Kahlúa
Este é um licor fabricado no México feito com café. Também está presente em várias receitas como as do Espresso Martini e Black Russian.
Amarula
Este é um licor de creme feito a partir da famosa frutinha africana, também essencial em seu bar.
Baileys
Este é um licor também essencial, fabricado na Irlanda a partir de uísque com acréscimo de baunilha e chocolate.
Frangélico
Este é outro licor essencial para o seu bar, produzido na Itália com nozes, café, cacau e baunilha.
Drambuie
Este é um licor fabricado na Escócia feito com mel e ervas,
Southern Confort
Este é um licor americano produzido com base de uísque e acréscimo de pêssego.
Para saber mais sobre licores veja nossos artigos Conheça a importância dos licores no bar e a História dos licores.