Conheça a bebida popularmente chamada de conhaque.
Escrito por Caetano Campisi*
Com certeza você conhece conhaque, mas talvez nunca tenha ouvido falar de Brandy. Pois saiba que a bebida que você conhece como conhaque provavelmente é um brandy e dificilmente é um conhaque de verdade.
Neste artigo vamos te explicar o que é brandy e o que é conhaque e, o principal, qual a diferença entre os dois. Então siga em frente.
O brandy é o produto decorrente da destilação do vinho, geralmente contendo em torno de 40% a 60% de graduação alcoólica por volume. (Saiba como interpretar e calcular a graduação alcoólica em seus drinks e coquetéis)
Todo conhaque é um brandy, mas nem todo brandy é conhaque
O nome em português, conhaque, é derivado da palavra francesa cognac, um brandy com indicação geográfica homônima da França ou seja, para ser classificado como tal é obrigatório ser produzido nesta região. (Saiba o que é AOC no mundo das bebidas) É usualmente degustado após as refeições, portanto, um digestivo.
Então, nem toda bebida chamada de conhaque é conhaque de fato. Se é produzida no Brasil, não é conhaque, mas brandy. Alguns fabricantes conseguiram na justiça chamar seus destilados de conhaque, mas a briga é grande com a entidade que controla essa bebida no mundo, formada pelos produtores franceses.
Além do vinho, o brandy pode ser feito com suco de fruta fermentado (no caso da uva, normalmente são utilizadas apenas espécies vitiviníferas). Dentre as marcas mais consumidas de conhaques de uvas francesas podemos destacar Rèmy Martin, Hennessy, Courvoisier e Martell. Esta é considerada uma das mais antigas do seu gênero no mundo.
Atualmente há produção de brandies de uva na África do Sul, Espanha, México e nos Estados Unidos (Califórnia). Na Armênia, a produção é antiga e tradicional, sendo a bebida famosa deste país.
Brandy de frutas são feitos usualmente com maçã (Calvados, francês, da região da Normandia onde primeiramente é extraída a Sidra, que depois é fermentada e destilada), ameixa (Slivovitz, brandy croata similar a bagaceira), pêssego, cereja (Kirschwasser, brandy alemão), amora e damasco. Possuem coloração mais clara e normalmente são degustados gelados.
Um brandy pode ser classificado de várias formas:
- Sem envelhecimento: Brandy de frutas, que apresentam tonalidade clara;
- Single barrel: Brandy com tonalidade dourada ou caramelo que normalmente são envelhecidos em barris de carvalho;
- Sistema de solera: Brandys que são envelhecidos no sistema de soleira, tradicionalmente os espanhóis. Normalmente, os barris são empilhados de forma que os mais antigos fiquem em baixo, no solo (daí o nome soleira).
Também podemos classificar um brandy pelo seu tempo de envelhecimento como:
- Cognac standard, mínimo 2 anos de envelhecimento em barris de carvalho;
- V.S (Very Special) ou ☆☆☆ (Three Stars):
- V.S.O.P. (Very Special Old Pale): mínimo de 4 anos de envelhecimento;
- X.O. (Old Extra): mínimo de 10 anos de envelhecimento.
Agora que você aprendeu tudo sobre brandy, experimente o Brandy Crusta, um coquetel feito com esse maravilhoso espírito.
Veja abaixo um vídeo detalhando a diferença entre Brandy e Conhaque.