Como escolher o macerador

Como escolher o macerador

Utensilio, também conhecido como socador ou muddler, tem grande importância.

Escrito por Marcelo Reis*

Vai fazer uma caipirinha? Então, o macerador será um utensílio indispensável. Mas, saiba que ele não será usado apenas para isso. Muitas vezes o bartender precisará macerar um pedaço de fruta, folhas, sementes, tempero, junto com açúcar e até mesmo britar gelo durante o preparo de um drink.

São vários os coquetéis que exigem esse procedimento e existem vários tipos de maceradores para cada função. A ferramenta também é conhecida pelos nomes de socador ou muddler, em inglês. Então, esse artigo vai te ajudar a saber mais sobre este utensílio e como escolher o seu.

Os maceradores vão variar de tamanho, forma e matéria-prima. Essas características vão fazer como que ele seja mais adequado para cada tipo de função. Por exemplo, se o uso será para macerar frutas, o ideal é que sejam grandes com a ponta chanfrada ou dentada. O modelo abaixo é atualmente o mais usado. Com 25cm de comprimento, ele tem o tamanho ideal para copos grandes. O formato é anatômico permitindo que você segure com firmeza. Por fim, o material é plástico, de acordo com as normas técnicas de fabricação e uso desse tipo de utensílio em bares profissionais.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Os maceradores de madeira, ou pilão,como eram chamados antigamente, hoje não são mais aceitos nos bares por causa do risco de contaminação da madeira e dificuldade de limpeza do utensílio. Esses maceradores ainda existem, mas se tornaram mais objetos de decoração do que ferramentas do bar propriamente ditas.

Outro macerador para a mesma função de espremer frutas é o modelo abaixo, feito de metal com a ponta de plástico. A diferença básica desse modelo em relação ao anterior é que você não poderá usar este para macerar pequenas sementes por exemplo, pois ele só tem a opção da ponta dentada que é ideal para frutas. O primeiro modelo totalmente de plástico permite que você use os dois lados. Então, se você precisar macerar sementes, pode virar ele e usar a ponta lisa. Neste abaixo você não poderá fazer isso.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Por fim, ainda existem maceradores menores, como os modelos abaixo. Estes, para quem tem que fazer o trabalho duro do bartender profissional, não é indicado. Mas você pode tê-los perfeitamente em casa.

Então, agora você já conhece o suficiente sobre maceradores para escolher o seu. O modelo que recomendamos é o primeiro. Ele é o mais versátil e você poderá usar para tudo. Junto com o macerador, a coqueteleira, o dosador e a colher bailarina compõem o kit básico do bartender. Monte o seu. Você encontra tudo isso no Mercado Livre ou lojas especializadas.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.