You are currently viewing Saiba quem foi Harry Johnson

Saiba quem foi Harry Johnson

Ele divide o posto de pai da coquetelaria com Jerry Thomas.

Sim, pode-se dizer que a coquetelaria tem dois pais que brigaram pelo posto e até hoje são motivo de controvérsia entre os historiadores do mundo do bar. Além do conhecido e celebrado Jerry Thomas, o outro que também recebe o título de pai chama-se Harry Johnson (1845-1933), que foi tão importante quanto Thomas no desenvolvimento da profissão de bartender. 

Ele nasceu na Prússia e foi para os EUA em 1861, mais especificamente São Francisco, na Califórnia, quando tinha apenas 15 anos. Lá, começou a trabalhar como ajudante de cozinha no bar Union Hotel onde chegou até o cargo de gerente. E foi em São Francisco que conheceu aquele que iria dividir com ele o posto de pai da coquetelaria moderna, Jerry Thomas.

Johnson conquistou fama quando participou de um concurso em Nova Orleans onde foi eleito o melhor barman dos EUA ao servir um Whiskey Cocktail em taças empilhadas, “sem ter derramado nenhuma gota”.

A controvérsia deve-se ao fato de Johnson alegar ter escrito o primeiro livro de receitas de drinks da história, fato que é atribuído a Thomas. Mas, não há provas concretas da existência deste livro. Existe, no entanto, um manual, de 1882, que traz pela primeira vez indicações precisas sobre a montagem de um bar, descrição do equipamento necessário, ingredientes básicos e até orientações sobre como servir um cliente. Além deste, Johnson conforme adquiria mais conhecimento sobre o assunto ele foi expandindo o conhecimento no livro, fora o de 82 ele ainda publicou, em 1888, em 1900 e por fim o de 1934 que foi publicado após seu falecimento.

Harry Johnson foi o primeiro barman a encarar seu ofício como uma profissão séria e até reivindicar um sindicato, por isso, escreveu seu nome na história do mundo do bar.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR
Compartilhe:

Pedro Real

Comecei como bartender aos 19 anos e me apaixonei pelo mundo do bar. Me formei pela Escola do Entretenimento e fiz especializações em mixologia e working flair. Atuei em festas e eventos e me aprofundei na produção de bebidas artesanais desenvolvendo minha própria marca de licores artesanais. Hoje, sou um colaborador da Escola para compartilhar esse conhecimento e ajudar a formar novos profissionais.