Conheça os 6 tipos de copos e taças mais usados nos restaurantes e que você precisa ter.
Escrito por Marcelo Reis*
Na hora de montar o seu bar, seja em casa para apenas praticar e se divertir, ou para abrir um negócio, a primeira pergunta que vem é quantos e quais copos eu preciso ter. Nesse artigo, vamos responder essa pergunta com base em dados de fornecedores e na experiência de milhares de donos de restaurantes.
Na hora de escolher o seu enxoval de copos é preciso levar em consideração dois aspectos: o primeiro é com que tipo de bebidas você vai trabalhar no seu estabelecimento. Ele terá um foco específico? Será por exemplo, uma whiskeria (Veja nosso artigo Como montar uma whiskeria)? Será uma cantina? Dependendo do tipo do seu empreendimento, você precisará ter copos específicos.
O segundo aspecto que você precisa observar é qual tipo de público você vai atender. Será classe A/B ou C/D? Será mais ou menos exigente? Qual a faixa etária? Isso tudo vai determinar se seus copos precisarão ser mais sofisticados, resistentes, entre outras características de acordo com a forma que serão usados e por quem.
Mas, existem alguns copos considerados obrigatórios e outros chamados “coringas”, que todo bar deve ter independente do seu perfil. Então, vamos conhecê-los.
Esse copo é um verdadeiro coringa e um clássico que serve muitos drinks importantes do mundo do bar. Ele possui dois tamanhos, o primeiro entre 180-300ml, que pode servir água, doses de destilados com ou sem gelo (principalmente whisky), cerveja e alguns coquetéis famosos, como o próprio Old Fashioned.
O outro tamanho varia entre 350ml-470ml, chamado Double Old Fashioned, que pode servir coquetéis maiores com frutas e caipis. O tamanho maior permite que você macere frutas no seu interior na preparação de uma caipi tradicional antes de colocar o destilado (Confira aqui como fazer uma boa caipirinha).
O Old Fashioned tem uma variação chamada On the rocks, a diferença entre um e outro é que o Old Fashioned tem a boca mais larga que a base, enquanto o On the rocks é reto. O On the rocks é indicado especificamente para servir doses de drinks e coquetéis curtos com pedras de gelo. É o modelo ideal para whisky.
O shot é um copo pequeno que varia entre 35-60ml. Ele é indicado para servir uma dose de bebida sem levar gelo dentro. Originalmente, é um copo para você tomar a bebida em um gole só. Daí o nome shot, que significa tiro em português. No Brasil ele é muito usado para servir uma dose de “pinga”. Pode servir também uma dose de bourbon, Jack Daniel´s, tequila e até vodca. Muitas vezes, no seu bar, você vai precisar do shot, até mesmo para servir uma “provinha” de alguma bebida para o cliente.
O copo Collins é ideal para servir sucos, refrigerantes e drinks longos com muito gelo. Sua capacidade vai de 300-410ml. Entre os coquetéis clássicos que podem ser servidos no Collins estão o Mojito, Cuba Libre e Long Island Iced Tea. Pensou em um coquetel longo, com acréscimo de suco de fruta, refrigerante, água com gás e muito gelo, use o Collins sem medo.
Essa é uma verdadeira taça “coringa”, considerada padrão pela International Standard Organization. Nela você pode servir todos os tipos de vinho, exceto espumante, pode servir drinks tropicais com gelo, pode servir spritz e até gin tônicas.
Essa é uma taça obrigatória, pois serve os vinhos espumantes. Não existe outro recipiente mais adequado onde você possa servir esse tipo de vinho que não seja esse.
Para encerrar a lista, estão as taças de coquetéis. Existem três modelos, a Coupe, a Martini (foto) e a Hurricane. A coupe tem formato arredondado, com boca bem larga, e a Martini tem formato cônico. Essas são para servir coquetéis curtos, gelados, porém sem gelo. A capacidade dessas taças varia de 140-300ml.
A taça Hurricane é específica para coquetéis longos, com muito gelo, frutas e decoração. Esse tipo de coquetel pode ser perfeitamente servido em um copo Collins, por isso, a Hurricane não é essencial.
Na hora de optar por uma taça de coquetel, escolha a de Martini, pois será uma taça “coringa” para quase todos os coquetéis alcóolicos servidos gelados, porém sem gelo dentro.