Saiba como preparar o “Rei dos coqueteis”.
O Dry Martini é considerado o “Rei dos coqueteis”. É o clássico dos clássicos. É aquele tipo de drink obrigatório, que todo bartender precisa saber fazer. Ou não?
Pois é querido leitor ou leitora aspirante a bartender, o Dry Martini é a prova cabal de que decorar receitas não é tão importante nessa profissão. O famoso coquetel, que deveria ter sua receita respeitada, possui inúmeras variações definidas pelo gosto do cliente e pelo gosto do próprio bartender.
E qual a receita original do Dry Martini?
A verdade é que ninguém sabe ao certo, assim como sua própria origem. A receita vem sendo alterada ao longo dos anos.
Dizem que o Dry Martini é a evolução de um drink chamado Martinez, criado pelo famoso bartender Jerry Thomas. Mas isso é apenas uma suposição.
A International Bartenders Association – IBA (clique aqui para conhecer os coquetéis da IBA) descreve a receita oficial do Dry Martini como:
- 6 partes de Gin
- 1 parte de Vermute
Mas, outros guias respeitados, como o Guifford’s Guide, sugerem a proporção de 5:1.
A guarnição (clique aqui para saber o que é uma guarnição) é outra coisa que varia muito. Pode ser um twist de limão ou uma azeitona.
outra coisa que varia também é a própria forma de preparo. O Dry Martini tradicional é um drink mexido. Mas há quem prefira ele batido.
O personagem James Bond, o famoso agente 007 dos livros de Ian Fleming e imortalizado no cinema, é um dos que preferem batido. Aliás, o seu Dry Martini tem uma receita própria chamada Vesper Martini (Clique aqui e confira a receita do Dry Martini de Bond).
Portanto, é muito comum o próprio cliente dizer para o bartender como quer o seu Dry Martini ou esperar que o bartender apresente a sua própria receita. A verdade é que o Dry Martini é apenas uma forma de dar um toque especial e diferenciado ao Gin do tipo London Dry.
Mas, uma coisa que não muda no Dry Martini, e não mudará nunca, é a sua sofisticação. É um drink para quem tem um paladar apurado. É um coquetel difícil de ser apreciado por um iniciante que costuma torcer o nariz no primeiro gole.
Mas, uma coisa é certa. Você precisa conhecê-lo.
Então, vamos a receita clássica do Dry Martini:
- Pegue uma taça de Martini e encha de pedras de gelo para gelá-la.
- Coloque em um mixing glass com gelo 6 partes de Gin London Dry e uma parte de Vermute branco seco.
- Misture para gelar
- descarte o gelo da taça de Martini
- Corte uma casca de limão (twist ou zest) e passe suavemente pela borda da taça para aromatizar (clique aqui para saber o que é twist e zest).
- Despeje o drink na taça fazendo dupla coagem.
- Torça o twist ou zest para liberar as gotículas de limão no drink.
- Jogue a casca de limão na taça se for um twist, ou coloque uma azeitona no palito.
Pronto, aí está o “Rei dos coquetéis”. Será que merece esse título ou é isso só marketing?
Você decide!