O que são Spirits

O que são Spirits

Termo se refere às bebidas destiladas feitas a partir da fermentação de uma matéria prima.

Com certeza você já viu em algum cardápio ou carta de drinks o termo Spirit. A palavra de origem inglesa que significa espírito em português se refere às bebidas destiladas feitas a partir da fermentação de uma matéria prima.

Mas afinal, por que este nome?

O termo Spirit faz referência ao processo de destilação. O vapor que sobe ao se aquecer o suco fermentado durante a destilação parece um espírito saindo de um corpo. Daí o nome. Portanto, uma bebida destilada é como se fosse a alma da bebida original.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

As bebidas destiladas sempre provocaram fascínio nos seres humanos. O próprio processo de destilação é cheio de história e foi criado por um alquimista árabe que procurava a pedra filosofal, ou o elixir da vida eterna, no ano 800 DC. Quer saber mais sobre o processo de destilação veja nosso artigo A invenção do Alambique.

Desde então as bebidas destiladas recebem vários nomes que fazem referência à sua importância. Elas podem ser chamadas de água ardente, por exemplo. Alguns povos as chamavam de “água da vida”.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Nos países nórdicos a bebida Aquavit quer dizer exatamente isso. Ela era a aguardente dos vikings. Na Rússia, o termo Vodka também tem esse significado.

O fato é que os Spirits são a alma da coquetelaria. Os Spirits mais conhecidos são brandy, whisky, gin, tequila, rum, vodca e cachaça. Conhecer suas características é muito importante para quem quer se aprofundar do universo dos drinks.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Veja a seguir um vídeo sobre o tema.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.