Termo se refere às bebidas destiladas feitas a partir da fermentação de uma matéria prima.
Com certeza você já viu em algum cardápio ou carta de drinks o termo Spirit. A palavra de origem inglesa que significa espírito em português se refere às bebidas destiladas feitas a partir da fermentação de uma matéria prima.
Mas afinal, por que este nome?
O termo Spirit faz referência ao processo de destilação. O vapor que sobe ao se aquecer o suco fermentado durante a destilação parece um espírito saindo de um corpo. Daí o nome. Portanto, uma bebida destilada é como se fosse a alma da bebida original.
As bebidas destiladas sempre provocaram fascínio nos seres humanos. O próprio processo de destilação é cheio de história e foi criado por um alquimista árabe que procurava a pedra filosofal, ou o elixir da vida eterna, no ano 800 DC. Quer saber mais sobre o processo de destilação veja nosso artigo A invenção do Alambique.
Desde então as bebidas destiladas recebem vários nomes que fazem referência à sua importância. Elas podem ser chamadas de água ardente, por exemplo. Alguns povos as chamavam de “água da vida”.
Nos países nórdicos a bebida Aquavit quer dizer exatamente isso. Ela era a aguardente dos vikings. Na Rússia, o termo Vodka também tem esse significado.
O fato é que os Spirits são a alma da coquetelaria. Os Spirits mais conhecidos são brandy, whisky, gin, tequila, rum, vodca e cachaça. Conhecer suas características é muito importante para quem quer se aprofundar do universo dos drinks.
Veja a seguir um vídeo sobre o tema.