Veja como fazer bebidas estimulantes em casa ou no bar.
Em 1987 o empresário austríaco Dietrich Mateschitz em parceria com o empresário tailandês Chaleo Yoovidhya criou a Red Bul, a primeira marca de bebida energética industrializada. A Red Bull se tornou uma referência e deu origem a uma categoria específica de bebidas produzidas pela indústria e chamadas de energéticos.
Os energéticos existem há muito tempo. Eram feitos pelos bartenders em bares para dar um levante nos clientes que estavam cansados precisando de algo para revigorar, ou pelas mães para dar aquela “energia” aos filhos e maridos antigamente. Diversos coquetéis foram criados para essa finalidade, entre eles o Hanky Panky e a famosa gemada, a versão brasileira do Flip. Para saber mais sobre esses coquetéis veja nosso artigo Coquetéis estimulantes.
Os coquetéis energéticos eram feitos basicamente com ingredientes naturais que continham substâncias estimulantes em sua composição. O café era um dos ingredientes mais utilizados. Especiarias como gengibre e canela também possuem efeitos estimulantes, além de plantas e ervas como o guaraná, ginseng, chás e outras cascas e raízes.
A diferença entre os coquetéis caseiros e as bebidas energéticas industrializadas é que estas últimas são feitas com os elementos isolados. Ou seja, utilizam em sua composição o elemento estimulante presente nesses alimentos. Dessa forma, os energéticos industrializados não utilizam café em suas receitas, apenas a cafeína, que é a substância energizante presente no café. O resultado é que você não vai sentir gosto de café ao beber um energético industrializado. Vai apenas sentir o seu efeito energizante.
O Red Bull, por exemplo, utiliza em sua composição a taurina, que é um aminoácido presente naturalmente no organismo humano. A receita do Red Bull também contém a cafeína, além de diversas outras vitaminas. O problema é que essas bebidas industrializadas incluem diversos outros aditivos artificiais que podem fazer mal ao ser humano, como por exemplo, os corantes, estabilizantes e aromatizantes.
Diante da atual tendência de dar preferência a bebidas menos industrializadas, é possível preparar bebidas energéticas em casa ou no bar utilizando produtos naturais, oferecendo um produto mais saudável com sabor personalizado. A seguir ensinamos uma receita simples.
Ingredientes:
- 2 xícaras de água filtrada
- 2 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante de sua preferência)
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de chá de extrato de guaraná
- 1 colher de chá de extrato de ginseng
- Suco de meio limão
- Uma pitada de sal
Modo de preparo:
- Em uma panela pequena, aqueça a água até ferver.
- Adicione o açúcar (ou adoçante) e mexa até dissolver completamente.
- Retire a panela do fogo e adicione o mel, o extrato de guaraná, o extrato de ginseng, o suco de limão e o sal. Mexa bem para combinar os ingredientes.
- Deixe a mistura esfriar completamente.
- Uma vez resfriada, despeje a bebida energética em um recipiente hermético ou engarrafamento.
- Coloque na geladeira por algumas horas ou até ficar bem gelado e sirva em um copo alto com muito gelo.
As quantidades podem ser ajustadas até que o sabor fique agradável. Essa mistura também pode ser adicionada a uma base alcóolica como vodka ou whisky e, dessa forma, se tornar uma opção de coquetel alcóolico para uma balada.