Saiba mais sobre a forma sofisticada de servir uma bebida.
Escrito por Marcelo Reis*
Para que serve uma taça? A resposta é simples. As taças foram criadas para servir uma bebida sofisticada em um ambiente sofisticado para um público sofisticado. Resumindo, as taças conferem importância ao que está sendo servido e valorizam o ritual. Portanto, conhecê-las é fundamental para quem vai trabalhar no mundo do bar e da coquetelaria.
As taças podem ser feitas de vários materiais. O que define uma taça é a existência de três elementos distintos no seu design, a base, a haste e o cálice. O cálice é o recipiente onde é colocada a bebida. Os materiais mais comuns para a confecção de taças é o metal e o vidro. Mais recentemente, o plástico também passou a ser utilizado para confecção de taças descartáveis.
As taças de vidro ou cristal são as mais icônicas no mundo do bar, enquanto as de metal são mais usadas para prêmios. Sua origem se dá com o desenvolvimento da arte de manipular o vidro, produzindo verdadeiras obras de arte com ele. O ser humano descobriu o vidro há cerca de 4 mil anos antes de Cristo, mas foi apenas no século XIV depois de Cristo que aprendemos a fazer taças de vidro. Ainda assim, elas demoraram bastante para se tornarem comuns.
O processo de produção de vidro era extramente complicado para nossos antepassados. Por exigir altas temperaturas, era preciso queimar muita madeira para sua confecção. Diversas florestas foram devastadas na Europa por causa do vidro. Os venezianos se tornaram especialistas na produção de vidro de qualidade, mas foi em Viena, que a arte de fazer taças atingiu a excelência.
Os vienenses faziam taças como ninguém e as taças vienenses se tornaram uma referência no mundo. Era um objeto restrito à nobreza. Mas, no século XVII os ingleses inventaram o forno de carvão e revolucionaram a produção de vidro. Nessa época, descobriu-se também o cristal, que é um tipo de vidro mais nobre e mais resistente, e dessa forma foi possível produzir taças ainda mais maravilhosas, com vidros muito finos, delicados e de extrema beleza.
As principais bebidas servidas em taças eram os vinhos e os licores e foram criadas taças especificas para cada tipo. As principais taças de vinho são: bordeaux e borgonha para servir vinhos tintos; taça para vinho branco; ISO, que pode servir qualquer tipo de vinho; e flute para espumantes.
O brandy, ou seja, o vinho destilado, possui uma taça específica, chamada taça balloon. Essa taça possui uma haste curta e é bem barriguda para evitar que o aroma se disperse. Ela é feita para ser aquecida, envolvendo o cálice com as próprias mãos.
Existe ainda um tipo de taça chamada degustação, feita especialmente para a análise de bebidas. Essas taças possuem uma barriga para que o líquido possa ser mexido e o seu aroma fique retido no interior da taça permitindo que possa ser sentindo e analisado.
Na coquetelaria uma das taças mais utilizadas para coquetéis sofisticados é a coupe. Nesse tipo de taça é proibido servir bebidas com pedras de gelo. Elas foram feitas para servir coquetéis previamente gelados, porém sem gelo dentro. Reza a lenda que ela foi moldada a partir dos seios de Maria Antonieta, rainha da França esposa de Luiz XVI.
Finalmente chegamos à taça mais famosa e icônica do mundo do bar, a taça Martini. Essa taça, ao contrário do que muitos pensam, não tem nenhuma relação com a bebida Martini. Não se sabe a origem certa do nome, mas ela é uma evolução da taça coupe. Seu design, em linhas retas na forma de um triângulo é mais moderno, data aproximadamente de 100 anos atrás. Ela se tornou tão importante que passou a designar uma família inteira de coquetéis que são feitos para serem servidos nela: os Martinis.
Mas, as taças não representam apenas sofisticação. Os coquetéis tropicais, com muitas frutas e decoração, também ganharam uma taça específica para serem servidos, a taça hurricane. A principal característica dela é ser grande e com uma haste bem curta. Nesta taça, ao contrário da coupe e da martini, o bartender pode soltar a imaginação, colocar frutas decorando, sombrinhas, muita cor, gelo e componentes cremosos. Um dos coquetéis mais famosos do mundo, a pina colada, é servido nela.
A maneira correta de segurar uma taça é pela haste. Na verdade, as hastes existem basicamente para duas funções. A primeira é para servir de pedestal para o cálice, dando uma idéia de importância à bebida que está sendo servida. A segund é exatamente evitar que a pessoa segure a taça pelo cálice, esquentando a bebida mais rapidamente com o calor das mãos.
Agora que você já sabe tudo sobre taças, já pode escolher a certa conforme a ocasião, o lugar e o tipo de bebida que será servida. Lembre-se que servir uma bebida em um copo inapropriado é comprometer a experiência do cliente.