5 passos para você ser um bom bartender

5 passos para você ser um bom bartender

Conheça as hábitos e comportamentos que você deve cultivar na profissão.

Qual a missão principal de um bartender? Se você disse preparar e servir drinks, errou. Isso é apenas uma parte do trabalho desse profissional que, como o nome já diz, é quem “cuida” do bar.

Portanto, cuidar do bar inclui muito mais coisas do que meramente preparar e servir drinks. Aliás, isso qualquer um pode aprender pela Internet em milhares de blogs e videos que ensinam receitas. Mas, se você quer ser um bom bartender, precisa cultivar uma série de comportamentos e hábitos. Abaixo, listamos os principais.

Antes de mais nada, lembre sempre que beber exige responsabilidade e servir bebidas também. A função do bartender jamais é embriagar as pessoas. Quando bebemos excessivamente, o que nos traria felicidade, pode trazer sérios problemas. O bartender tem a função de facilitar a felicidade, nunca o inverso. Por isso, ele jamais deve estimular o consumo excessivo. Então, depois de lembrar disso, vamos a lista.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

1. O bartender tem que gostar de gente

Gostar de servir e proporcionar felicidade para as pessoas são as características primordiais do bartender. Quem não gosta de servir e fazer pessoas felizes, jamais será um bom bartender. Por isso dizemos que o bartender precisa gostar de gente, de conversar com elas, de servi-las e fazê-las felizes para ser recompensado por isso.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

2. O bartender tem que gostar do que faz

Fazer bem feito é condição indispensável para o sucesso de um bartender. Se sua função é proporcionar experiências de sabor, prazer e alegria, ele não pode fazer nada mal feito. Não pode servir com desleixo e sem prazer. Um descuido pode significar uma sensação ruim para o cliente e a perda de toda a magia do momento.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

3. O bartender tem que ser organizado

Em algumas situações, o bar será como uma fábrica, uma espécie de linha de montagem para servir. Por isso, o bartender precisa ser organizado, saber onde estão as matérias-primas e ferramentas com as quais vai trabalhar, guardá-las no mesmo local depois de usá-las, checar se estão em bom estado e manter o ambiente limpo. Tudo isso influência o resultado final. Um bartender desorganizado demorará mais para atender os clientes, pois terá dificuldades de encontrar as coisas, usará ferramentas em mau estado que dificultarão seu trabalho e trará riscos aos clientes se não mantiver seu ambiente de trabalho e objetos perfeitamente limpos.

A organização também inclui limpeza e higiene. Isso tudo faz parte de um conjunto de procedimentos chamado mise-en-place, que o bartender precisa fazer antes da abertura do bar e depois do fechamento.

4. O bartender tem que ser bem-informado

Todos os dias novas bebidas são lançadas a partir das demandas de mercado. Isso acontece em função das tendências de comportamento que mudam constantemente. Nossa sociedade está em movimento, nossos hábitos e costumes também. O bom bartender é aquele que se mantém atualizado e antenado com o que está acontecendo no mundo, o que as pessoas estão bebendo e o que a indústria está oferecendo de novidade. Quem não faz isso, fica parado no tempo e, consequentemente, obsoleto.

5. O bartender tem que ser criativo

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

No mundo competitivo em que vivemos, ser criativo, criar coisas novas e ousar são qualidades imprescindíveis para quem quer se destacar. Fazer as mesmas coisas da mesma forma é deixar de evoluir. É através da experiência que o mundo muda e evolui. Um bom bartender não deve ter medo de ousar, de tentar fazer diferente e melhor, e de proporcionar novas experiências para seus clientes. Assim, ele se tornará único e exclusivo.

Mas, para ousar, fazer diferente e ser criativo, é preciso primeiro conhecer o básico e o tradicional. A ousadia e a capacidade de criar novos drinks, combinações, novas formas de apresentar e servir, dependerá do conhecimento adquirido. 

Então, se você acha que não tem essas 5 característica, não se preocupe, hábitos e comportamentos são coisas que você pode cultivar, basta ter vontade.

Se tem dificuldade de se relacionar com pessoas, se acha uma pessoa tímida ou não se considera simpática, existem cursos e treinamentos para desenvolver isso.

Para manter a organização, existem também alguns hábitos que você pode adquirir e cultivar. O principal deles é “coloque de volta no mesmo lugar tudo que você pegar”.

Então, vá em frente. Analise seus comportamentos e veja o que você pode melhorar. A Escola do Entretenimento te ajuda nisso.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.