Saiba tudo sobre Coqueteleiras

Saiba tudo sobre Coqueteleiras

Descubra qual a melhor e mais indicada para você.

Escrito por Marcelo Reis*

A coqueteleira é o símbolo da coquetelaria, junto com a taça Martini. Em qualquer lugar do mundo a coqueteleira é o ícone para representar um bar de coquetéis. Ela é um símbolo tão importante que é colocada em cima do balcão para que os clientes do bar possam ver e saber que ali se faz bons coquetéis.

A coqueteleira é usada para misturar os ingredientes de um coquetel. Ela não substitui o liquidificador. Ela tem uma função específica. Ela mistura os ingredientes sem triturá-los. Já, o liquidificador, tritura os ingredientes criando uma mistura espessa e homogênea. Então, quando você quer triturar ingredientes, deve usar o liquidificador.

Mas, a coqueteleira não é usada apenas para misturar ingredientes. Ela pode ser usada apenas para gelar uma bebida antes de servi-la. O ato de misturar a bebida na coqueteleira é chamado “bater”, ou em inglês “shake”. Então, você pode “bater” um coquetel na coqueteleira para misturar os componentes ou apenas bater para gelar ou para apenas gerar espuma em um procedimento chamado dry shake.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

O fato é que o ato de “bater” um coquetel é o ponto alto do trabalho do bartender. É como se fosse o clímax do espetáculo. É o que todos esperam ver, pois precede a entrega da bebida.

Existem basicamente dois tipos de coqueteleiras para bar. A primeira é chamada coqueteleira Cobbler. Ela foi criada em 1884 e consiste de 3 partes: o recipiente, uma tampa maior com uma peneira embutida e uma tampa menor para fechar a peneira. Ela é de aço inox e seu design é patenteado.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR
Coqueteleira Cobbler

A coqueteleira Cobbler é o modelo mais clássico. A sua grande vantagem é ter a peneira embutida que facilita na hora de servir um drink coado. A sua grande desvantagem é travar dificultando a sua abertura. Por isso, os bartenders com estilo mais moderno preferem um outro modelo de coqueteleira: a Boston.

Coqueteleira Boston

A Boston é o tipo de coqueteleira usada pelos bartenders free style para o flair bartending ou working flair. Ela consiste de duas peças, um copo chamado de mini tin, e um recipiente maior, chamado de shaker. Essas duas peças se encaixam perfeitamente e o bartender então pode bater o coquetel sem o risco de derramamento.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

As vantagens da Boston são inúmeras. Primeiro, ela permite uma performance mais atraente do bartender na hora do preparo do drink. Segundo, ela ajuda o bartender a não errar as medidas. Os ingredientes são colocados no mini tin, que já tem o tamanho de um copo e isso ajuda a não errar a quantidade de gelo também. Diferente da Cobbler, a abertura é fácil desde que você saiba a técnica.

A Boston também é de aço inox e pode ter um reforço na base que ajuda a dar mais estabilidade. O mini tin pode até ser substituído por um copo de vidro e, na verdade, essa foi a primeira forma de se bater coquetéis, mas o risco de quebra do copo é grande, por isso passou a se usar o modelo com o mini tin de aço inox também.

As coqueteleiras de aço inox são as melhores por causa da durabilidade e segurança. São fáceis de lavar e não quebram. Elas podem ser envolvidas com uma capa de borracha para dar mais segurança e evitar que escorreguem das mãos. Mas, dificilmente você vai ver um bartender profissional trabalhando com coqueteleiras envolvidas com capas de borracha porque a capa impede que o bartender tenha contato direto com a surperfície do metal para saber se a bebida está suficientemente gelada.

Existem coqueteleiras de outros materiais. Tem um modelo semelhante a Cobbler feita de acrílico transparente. Esse modelo tem a vantagem de você poder ver o contéudo durante o preparo, mas em contrapartida, a durabilidade é mínima.

Existem coqueteleiras de vários tamanhos. As Cobbler vão variar de 350ml, 500ml e 750ml. As mais usadas são as de 750ml. As menores são para short drinks e para conferir um charme especial durante o preparo. Já, no modelo Boston, você deve dar preferência para as que têm as seguintes medidas: mini tin 540ml e o shaker 840ml.

Por fim, existem ainda as coqueteleiras elétricas. Exitem modelos para fazer shakes para o público fitness, que não servem para o bartender. Mas, também existem os modelos para bar, que são usadas para fazer batidas. Estas substituem os liquidificadores tradicionais com a vantagem de serem mais práticas.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL
Coqueteleira elétrica

Veja a seguir um vídeo ensinando como usar as coqueteleiras.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.