Série “tudo que você precisa saber sobre cerveja” ensina o básico para você não passar vergonha.
Todo mundo já ouviu falar de malte. Ele é o segundo ingrediente em maior quantidade na produção de uma boa cerveja e de bons whiskies. O primeiro é a água. Mas, afinal, o que é malte e qual a sua importância?
O malte é um grão germinado artificialmente. Pode ser qualquer grão, milho, centeio, trigo. O mais comum e usado na produção de cerveja é o de cevada.
Mas, o que é um grão germinado?
É um grão que começa a brotar ao ser umedecido. Quando suas raízes começam a aparecer, o processo é imterrompido. Então ele é secado ou torrado e esse grão passa a se chamar malte.
E por que ele é tão importante na produção de cerveja?
O grão germinado, ou malte, no processo de fermentação, produz um resultado final melhor. Portanto, é possível fazer cerveja de cereais não maltados, e eles fazem parte da maioria das cervejas populares, mas o produto final tem qualidade considerada inferior às cervejas puro malte.
O preço é um fator fundamental. O malte é um produto caro. Então, fazer cerveja com cereais não maltados significa fazer cerveja mais barata.
O malte é responsável por aromas e sabor. Ele também determina a cor da cerveja conforme o grau de torra. Quanto mais torrado, mais escura será a bebida. A torra também confere um gosto característico semelhante ao café.
Então, agora você já não precisa passar vergonha quando alguém te disser que quer uma cerveja puro malte e você não souber o que oferecer.