Processo teve origem com a invenção do alambique.
Ao começar a dominar a arte de produzir bebidas, não demorou muito para que o ser humano descobrisse como torna-las mais fortes e puras, capazes de resistirem ao tempo.
Com esse objetivo, algumas passaram a ser destiladas. O processo de destilação aumenta o teor alcóolico e purifica a bebida ao separar o álcool da água e dos resíduos.
A destilação é um processo físico/químico onde a bebida original é aquecida até que a água e o álcool entrem em ebulição tornando-se vapor. É nesse momento que acontece a separação das impurezas, pois apenas a água e o álcool são transformados em líquido novamente, dando origem a uma nova bebida, mais pura e com teor alcóolico elevado.
O detalhe é que o álcool evapora primeiro que a água. Então, no ano 800 DC o alquimista árabe Jabir ibn Hayyan, criou um equipamento que permitiu o controle desse processo, o Alambique.
Naquela época os alquimistas eram cientistas que buscavam transformar coisas através de processos químicos. Entre os principais objetivos estava a tentativa de fabricar ouro e metais preciosos.
Mas, o elixir da vida também era procurado. Quem descobrisse a fórmula da vida eterna e a cura para todos os males cairia na graça dos Reis. E foi com esse objetivo que o Alambique foi inventado.
O elixir da vida eterna não foi descoberto, mas Jabir entrou para a história com sua invenção que permitiu o surgimento das bebidas destiladas entre muitas outras aplicações. Essas bebidas passaram a ser chamadas de Spirits (saiba mais sobre os Spirits em nosso artigo O que são Spirits ou água da vida e passaram a fazer parte da sociedade em todos os povos.
Entre as bebidas destiladas mais conhecidas estão a vodka, tequila, whisky, rum e cachaça. Mas existem dezenas de outras.