Conheça mais sobre o perfil de quem aprecia essa bebida.
O whisky está entre as bebidas mais consumidas no mundo. Mas, ao longo das últimas décadas, os fabricantes vêm tentando mudar a imagem do produto para ganharem novos consumidores. As pesquisas mais recentes já mostram resultados, principalmente no aumento do consumo entres os jovens e o público feminino.
Sim, até bem pouco tempo atrás whisky era considerado bebida de velho e também era bebida de homem. Resumindo, homem velho. Os tempos mudaram e para acompanhar as mudanças da sociedade, algumas das mais importantes tradições da bebida foram colocadas de lado. Uma delas é que whisky deve ser bebido puro. Para estimular o consumo, a bebida passou a servir de base para muitas misturas.
Sempre existiram drinks feitos com whisky, o mais famoso, o Old Fashioned, até hoje é um dos mais vendidos no mundo. Mas, nos últimos anos, os próprios fabricantes passaram a incentivar a criação de novas misturas. Com isso, a bebida se tornou mais fácil de ser apreciada em ambientes informais e despojados, como casas noturnas.
Marcas como Jack Daniel´s, Ballantines e Johnnie Walker investiram pesado em marketing para modernizar sua imagem e caírem no gosto dos mais jovens. O trabalho deu resultado. Na última década 46% dos novos consumidores da bebida já estão entre 25 e 34 anos.
Da mesma forma, as estratégias para conquistar o público feminino também tiveram êxito e 36% das mulheres já declaram serem consumidoras de whisky. Mas, ainda assim, existe um fator inalterado, o poder aquisitivo de quem bebe.
Apesar das mudanças de gênero e faixa etária, o whisky continua sendo uma bebida sofisticada consumida primordialmente pelas classes A e B. Mas, nem todos os países possuem essa mesma tendência de consumo. Na Índia, por exemplo, o whisky é a bebida alcóolica mais popular, inclusive, o país é o maior consumidor de whisky do planeta. Confira a marca campeã de vendas em nosso artigo sobre qual o whisky mais vendido no mundo.
Para os bartenders hoje é fundamental conhecer alguns bons drinks feitos com whisky. Da mesma forma, para os bares, é bom incluir no cardápio algumas boas opções. O básico é ter nas prateleiras um rótulo 8 anos, um 12 anos, um puro malte, um single malt, um bourbon e um irish whiskey, pelo menos. Assim, o bar atenderá ao variado paladar dos apreciadores.
As whiskeria costumam ser bons negócios lucrativos. O tíquete médio é elevado e as caraterísticas da bebida resolvem vários tipos de problema, entre eles, o prazo de validade do estoque. Whiskies são destilados e duram muito. Com isso, o dono do bar pode fazer compras grandes sem se preocupar.
Se você tem curiosidade de saber mais sobre as whiskerias, confira nosso artigo Como montar uma whiskeria.