Saiba o que é e como é feito.
Escrito por Marcelo Reis*
O que você prefere, cerveja ou vinho? A disputa entre as duas mais famosas bebidas fermentadas do mundo é grande. Tanto o vinho quanto a cerveja possuem apreciadores fervorosos em todo planeta e a briga é boa.
Então, algum dia, certamente, alguém teria a ideia de misturar os dois para ver o resultado. Isso aconteceu e assim nasceu o que genericamente é chamado chope de vinho.
Mas essa não é o único tipo de bebida chamada chope de vinho. Continue a ler o artigo para saber do se trata quando for beber algo chamado chope de vinho.
O que é chope de vinho?
Existem quatro tipos de debidas diferentes que são chamadas popularmente de chope de vinho. A seguir vamos explicar as diferenças entre elas para você saber, de fato, o que está bebendo.
Primeiro vamos falar do produto que encontramos com mais falicidade no mercado em latinhas ou garrafas. Essa é uma bebida composta que leva cerveja, vinho e até maçã e que os fabricantes passaram a chamar popularmente de chope de vinho.
O segundo são as cervejas frutadas com uvas. A ideia surgiu na Itália, quando os produtores de cerveja deste país famoso pelos seus vinhos, resolveram acrescentar uva na produção e deram origem a um novo tipo de cerveja chamada Italian Grape Ale. Portanto, essa bebida não se trata de chope de vinho, mas de uma cerveja frutada com uvas.
O terceiro tipo é o inverso do segundo. São vinhos que recebem acréscimo de cevada e são gaseificados ao serem engarrafados. A cevada entra na composição para dar mais cremosidade.
Agora vamos falar das bebidas que efetivamente poderiam ser chamadas de chope de vinho. Mas, antes de começar a explicação, vamos lembrar o que é chope. O nome chope vem do alemão Schoppen, que é um tipo de caneca com aproximadamente 500ml onde os alemães bebiam cerveja direto do barril.
Com o passar do tempo, passou a se chamar chope a cerveja sem pasteurização condicionada em barris e servida em chopeiras. Então, para uma bebida ser chamada chope, ela precisa antes de mais nada ser condicionada em barris e servida em chopeiras sob pressão.
Agora, sabendo disso, o que realmente pode ser chamado chope de vinho é o vinho servido em uma chopeira. Dessa forma, a bebida fica mais refrescante injetando mais gás e criando uma espuma através da pressão. Os vinhos ideais para servir na forma de chope são os brancos frisantes, da uva moscatel, que já possuem gás em sua composição. Mas também podem ser usados tintos.
Então, agora que você já sabe efetivamente o que está bebendo, pode escolher qual a sua forma preferida. Todos os tipos foram criados para serem uma forma mais refrescante de beber vinho, ou também para dar um sabor diferenciado a uma cerveja com toques de uvas. Não espere encontrar nada de muita qualidade. É uma bebida de paladar fácil para tomar na balada e se refrescar.
Veja abaixo uma video-aula sobre o assunto.