Saiba mais sobre a presença das mulheres atrás do balcão.
Se você é mulher e tem vontade de ser bartender, nesse artigo vamos te mostrar como a presença feminina em cargos de comando nos bares está aumentando a cada ano. Hoje, existem milhares de mulheres em cargos de head bartender, gerencia e até donas de bar.
Talvez você não saiba disso, mas a história do bar foi iniciada pelas mulheres. Sim, o primeiro bar que se tem conhecimento no mundo foi criado na cidade de Kish na antiga Suméria (região onde hoje fica o Iraque) há 3.500 anos antes de Cristo e era gerenciado por uma mulher chamada Kubaba. Então, as mulheres foram as primeiras bartenders da humanidade.
Como as mulheres criaram o bar?
A história do bar começa nos estabelecimentos chamados tavernas. Eram lugares que vendiam bebida, caça e muitas vezes ofereciam hospedagem. E quem comandava tudo isso eram as mulheres. Eram elas que fabricavam a cerveja, produzida no próprio lugar, e tomavam conta desse tipo de negócio.
Com o cristianismo as tavernas praticamente desapareceram. Esses lugares passaram a ser considerados pecaminosos, impróprios para as mulheres, e só voltaram a se popularizar no século XVI. Então, durante muitos séculos, os homens reinaram absolutos arás desses balcões.
Quando as mulheres voltaram ao bar?
A história começou a mudar muito lentamente a partir do século XIX. Reza uma lenda que o próprio termo Cocktail, utilizado para designar uma mistura de bebidas, foi criado nesse período por uma mulher chamada Catherine Hustler, dona de uma hospedaria no condado de Westchester em Nova Yorque, nos EUA.
Só por isso, as mulheres já mereciam uma estátua de ouro em sua homenagem, afinal, foram elas que batizaram o tipo de drink que deu início a coquetelaria. Então, preparar coquetéis passou a ser a tarefa mais importante do bartender e deu fama a este profissional.
A revolução da década de 1980
No início do século passado algumas mulheres corajosas começaram a superar o preconceito e assumiram bares importantes. Entre elas está Ada Coleman, que em 1903 se tornou bartender chefe do famoso american bar do hotel Savoy em Londres. Lá, ela ficou por vinte longos anos. Mas, ainda havia um longo caminho a percorrer.
Mas, a mudança mesmo só começou a partir dos anos 80 quando o termo bartender passou a ser mais usado para designar quem trabalha atrás do balcão. O bartender é um profissional moderno, informal e sem gênero definido (quer saber qual a diferença entre bartender e barman? Clique aqui para saber). Dessa forma foi feita a justiça e as mulheres voltaram a ocupar um lugar que sempre foi delas por direito.
Conheça algumas bartenders famosas
Hoje em dia existem milhares de mulheres de grande destaque no mundo do bar. Além de bartenders, elas também fazem fama como mixologistas, ou seja, profissionais especializadas na arte das misturas e de criar novas experiências de sabor. Entre as bartenders ou mixologistas de destaque no mundo do bar, está Pamela Wiznitzer, que já foi tema até de matéria na revista Forbes considerada uma das melhores mixologistas dos Estados Unidos.
Assim como a maioria das pessoas que trabalham nessa área, Pamela não escolheu essa carreira inicialmente. Ela estudava outra coisa em uma conceituada universidade americana e trabalhava em bares para ganhar um extra. Mas, em 2009, por conta da crise econômica que assolou o mundo, ela precisou largar os estudos e trabalhar em tempo integral no bar e acabou se apaixonando por essa atividade.
“Mal sabia o quanto eu me apaixonaria por essa profissão, trabalhando em vários tipos de bares, desde sports bar até cocktails bar“
Pamela Wiznitzer
Veja Pamela em ação em seu bar em Nova York em um dos vídeos recomendados pelo nosso canal no Youtube e se inspire com ela. Pamela dá dicas importantes do que é ser bartender. Você pode seguir Pamela no Instagram e saber mais sobre ela.
Como fazer para começar a carreira
Se você´é mulher e sonha ter uma profissão dinâmica, conhecer muitas pessoas e proporcionar para elas boas experiências, você pode ser bartender e construir uma grande carreira no mundo dos bares e da coquetelaria. Pode trabalhar em hotéis, resorts, em cruzeiros martímos viajando pelo mundo e até se fixar no exterior. Sim, a atividade de bartender é uma ótima opção para quem quer trabalhar fora do Brasil.
Os cursos de bartenders estão repletos de mulheres. Na Escola do Entretenimento, chegamos a ter turmas só com mulheres tamanha a procura. Os objetivos são diversos. Trabalhar no exterior, em cruzeiros, ganhar uma renda extra, ou apenas aprender por prazer. Então, se você é mulher, quem sabe isso não pode abrir novas portas. Venha ser parte dessa história. Assista o vídeo para ver mais sobre esse tema.