Como cuidar da música de um bar

Como cuidar da música de um bar

Bartender também pode ser DJ e isso se torna um diferencial.

Muitas vezes o bar é a cabine de comando de um estabelecimento. Em algumas configurações do negócio, atrás do balcão, além das bebidas, utensílios, e geladeiras, também ficam computadores e vários outros equipamentos como, por exemplo, de sonorização. Então, é comum bartenders também serem responsáveis por cuidar da música ambiente do bar.

Sim, vamos lembrar que o termo bartender significa quem cuida do bar e isso envolve muitas tarefas além de simplesmente preparar e servir coquetéis. Se você quiser saber mais sobre a definição de bartender e suas atribuições confira o nosso artigo O que é ser bartender.

A importância da música no bar

A Música é um dos elementos mais importantes do que chamamos de gestão de ambiente, que são um conjunto de práticas que tornam um local agradável para se estar. Saber como gerenciar a música do seu bar é um conhecimento fundamental para criar um ambiente agradável e estimulante.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Já está provado que determinados tipos de música aumentam o consumo, outros estilos podem ser utilizados para criar um clima ameno para a abertura do bar e, finalmente, a própria música pode ser utilizada para dizer aos clientes a hora de ir embora. Então, quando o bartender aprende como administrar isso, ele se torna completo e diferenciado com capacidade de se assumir funções gerenciais.

Bartenders podem ser DJs?

Sim, essa tarefa não é um bicho de sete cabeças e pode trazer muitos benefícios. Imagine alguém te procurar para montar o open bar de uma festa e você poder também oferecer o serviço de sonorização e DJ? Já pensou quanto você poderia cobrar a mais e faturar?

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Pois é. Agora imagine o contrário, se você fosse DJ e pudesse também oferecer o serviço de bar. Não preciso dizer que isso te faria lucrar pelo menos o dobro em cada evento realizado. Todo mundo sabe que a maior lucratividade de uma festa vem das vendas de bar. 

Claro, não vamos desmerecer nunca o trabalho do DJ. Um bom profissional dedicado realmente faz a diferença. Mas, muitas vezes, donos de bares ou organizadores festas, não dispõem de uma verba para contratar um bom DJ. O serviço desses profissionais não costuma ser barato. Então, bartenders podem prestar um serviço completo e serem profissionais com múltiplas habilidades. Vamos dar algumas dicas para você começar a comandar a música em um bar ou em uma festa.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Dicas para cuidar da música em um bar

A primeira coisa que você precisa para assumir esse papel é conhecer música, claro! Você precisa estar antenado com as novidades que estão bombando e também precisa conhecer os grandes sucessos do passado. Mas não apenas Isso. Você precisa conhecer os diferentes estilos musicais e ter sensibilidade para escolher as músicas adequadas para cada tipo de ambiente, público e evento, criar playlists conforme o gosto e desejo dos clientes.

Você vai precisar também ter uma conta no Spotify, preferencialmente premium, para que não haja interrupção entre as músicas e você poder dispor de todas as ferramentas que a plataforma oferece. No Spotify você pode criar várias playlists com vários estilos conforme o dia, o horário, tipo de público e fazer uma seleção que agrade seus clientes.

Quais equipamentos de som um bar precisa ter?

Primeiro, vamos começar falando sobre equipamento. Ele é essencial. Da mesma forma que a música pode atrair e reter público, fazendo o bar faturar muito mais, ela também pode afastar o público se a qualidade do som for ruim. Som muito alto, distorcido e sem definição podem transformar um bar naquele lugar que as pessoas não querem nem passar perto.

Basicamente, o bar precisa ter um equipamento de qualidade e adequado para o seu propósito. Se a ideia é apenas ter uma música ambiente, é necessário ter apenas algum tipo de receiver com bluetooth conectado ao seu smartphone. Além do receiver você vai precisar de pequenas caixas de som espalhadas estratégicamente. O ideal é que sejam distribuídas pela casa toda para que o som possa ser uniforme e não tenha um lugar onde fique muito alto e nem onde fique muito baixo.

Agora, se você está pensando em ter uma pista de dança a história muda. Você vai precisar de potência. Nunca tente usar o seu equipamento de som ambiente para isso. Você vai estragá-lo e o resultado vai ser um desastre. Respeite a potência do seu som.

O que precisa para ter uma pista de dança?

Para ter um som poderoso para pista de dança, você vai precisar ter caixas de som com frequências diferentes. Basicamente você vai precisar de caixas de som para médios e agudos, e pelo menos uma caixa para graves. Tudo vai depender do tamanho do seu espaço. Essa divisão de frequências é fundamental para você ter um som limpo e realmente de qualidade. As caixas de grave são aquelas que vão dar a pulsação e fazer aquela batida capaz de estremecer as mesas.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Para levar o som até essas caixas, você vai precisar de um amplificador de potência e provavelmente um mixer para ligar a fonte de som, que pode ser um computador, um CD player ou até mesmo um celular. Para finalizar você também vai precisar de iluminação, pois não existe pista de dança sem efeitos de luz. Resumindo, para fazer uma pista de dança, o seu investimento vai ficar bem maior, mas com certeza, você terá em seu bar um diferencial importante que pode ajudar a aumentar, e muito, o seu faturamento e a sua clientela.

Gostou? Quer saber mais? Então confira em nossa plataforma de cursos o de Gestão de Bar e transforme o seu bar em um lugar capaz de atrair mais público, grupos, festas aumentando significativamente as suas vendas e faturamento.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.